Continua após publicidade
Se você já viajou de avião, é possível que tenha experimentado a sensação incômoda de entupimento nos ouvidos no início ou no final do trajeto.
A obstrução costuma passar em alguns minutos e, em geral, não é grave. A condição é chamada pelo médicos de barotrauma: o prefixo “baro” se refere à pressão, e entrega a causa do problema – a mudança brusca de pressão atmosférica.
É mais comum sentir esse desconforto em viagens de avião porque uma grande mudança de altitude – e, por consequência, de pressão atmosférica – ocorre em poucos minutos. Mas a situação também pode acontecer ao mergulhar ou ao viajar de carro da serra para o litoral, por exemplo, bem como ao estar próximo de uma explosão forte.
Qual a razão para o entupimento no ouvido com a mudança de altitude?
Na tuba auditiva – estrutura que liga o ouvido médio ao nariz e à garganta –, fica o tímpano: a membrana é responsável por captar vibrações no ar que são convertidas em sons pelo cérebro.
Quando o corpo passa por mudanças de altitude bruscas, a tuba auditiva demora a se adaptar à nova pressão atmosférica. Assim, há um desequilíbrio entre a pressão interna do ouvido e a pressão do ar exterior, e o tímpano pode se retrair ou ser empurrado para fora.
Continua após a publicidade
Esse processo causa a sensação de entupimento e a perda de audição temporária durante viagens de avião. Dor de ouvido e de cabeça, assim como zumbido, são outros sintomas que podem aparecer.
Em alguns casos graves, a perda de audição pode durar mais tempo. Tontura, vertigem e vômitos também podem ocorrer. Nesses casos, e se houver sangramento e dor persistente, é necessário procurar um otorrinolaringologista para avaliar o caso.
Como evitar o desconforto?
Um truque popular para driblar o entupimento no ouvido é mascar chiclete – de acordo com médicos, a estratégia realmente funciona. Ao abrir e fechar a boca, estimula-se a circulação de ar pela tuba auditiva, o que, aos poucos, equilibra a pressão interna e externa.
Continua após a publicidade
Vale também beber algum líquido, engolir saliva ou bocejar para incentivar a passagem do ar.
Outra dica é evitar viajar se estiver com gripe, resfriado ou rinite. Assim como infecções no ouvido, essas condições podem agravar o problema porque entopem a tuba auditiva, dificultando a circulação do ar no ouvido.
Se mastigar um chiclete não funcionar, a manobra de Valsalva, usada por mergulhadores, pode ser empregada: ela consiste em inspirar, mantendo a boca fechada, e então apertar o nariz e forçar levemente a saída de ar pelas narinas.
Continua após a publicidade
Bebês e crianças são mais suscetíveis ao incômodo devido ao tamanho e orientação do tímpano nesta idade. A recomendação é oferecer líquidos, usar mamadeira ou chupeta para aliviar o desconforto dos pequenos.
Mesmo se você estiver resfriado ou com rinite e quiser prevenir o entupimento antes de viajar, só utilize descongestionantes nasais com recomendação médica.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Resolva sua viagem aqui
- viagem de avião