Casa Ultimas noticias Sem maioria parlamentar, governo da França impõe orçamento sem votação

Sem maioria parlamentar, governo da França impõe orçamento sem votação

por admin
0 Comente
sem-maioria-parlamentar,-governo-da-franca-impoe-orcamento-sem-votacao
Primeiro-ministro da França, François Bayrou. 03/02/2025 (Bertrand GUAY/AFP)

Continua após publicidade

O primeiro-ministro da França, François Bayrou, anunciou nesta segunda-feira, 3, a aprovação do orçamento para o ano de 2025 sem votação, usando um instrumento constitucional, devido à falta de maioria no Parlamento. Com a medida, o quarto premiê do atual mandato do presidente Emmanuel Macron expôs-se a uma moção de censura, mas deve sobreviver pela negativa dos socialistas a apoiá-la.

Em fala ao Parlamento, Bayrou disse que usaria o artigo 49.3 da constituição para adotar o texto sem votação, o primeiro de vários usos esperados do poder especial para empurrar o projeto de lei em meio às profundas divisões ideológicas na casa.

“Estamos no momento da verdade”, disse o premiê. “Nenhum país pode sobreviver sem um orçamento”, concluiu, em meio à pressão de líderes empresariais, parceiros da União Europeia e eleitores.

Em dezembro, o antecessor de Bayrou, Michel Barnier, caiu do cargo após 90 dias, enquanto tentava aprovar o orçamento. O partido França Insubmissa, da ala radical da esquerda, já anunciou uma moção de censura contra o atual premiê, que deve ser debatida na quarta-feira.

Diferentemente do mês passado, no entanto, os socialistas já adiantaram que não vão votar a favor da moção para garantir o orçamento, o que deve dar sobrevida a Bayrou. O Reagrupamento Nacional, da extrema-direita, que liderou a derrubada do governo de Barnier, ainda não anunciou sua posição, mas possivelmente deve se posicionar contra a censura.

Continua após a publicidade

Desde as eleições legislativas de 2024, a França se vê em uma profunda crise política, com um Parlamento dividido em três blocos sem maioria clara: esquerda, centro-direita e extrema-direita.

O governo tem o desafio de ajustar os cofres públicos e prevê reduzir o déficit público para 5,4% do PIB em 2025, o que seria quase o dobro do limite estabelecido pelas regras europeias, graças a um esforço de 52 bilhões de euros.  Os impostos aumentarão para grandes empresas e para os ricos, enquanto os gastos gerais do Estado devem cair 2%, a primeira vez em 25 anos que um governo reduziu os gastos em termos nominais.

  • Emmanuel Macron
  • Europa
  • França
  • Orçamento
  • Paris

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?