São Paulo: exposições no Farol Santander em 2025

São Paulo: exposições no Farol Santander em 2025

Farol Santander completou sete anos em 25 de janeiro  (//Divulgação)

Continua após publicidade

Localizado no centro histórico de São Paulo, o Farol Santander é, além de um edifício icônico, um centro cultural que reúne opções gastronômicas, pista de skate e andares dedicados à memória da cidade e à história do próprio prédio. Além, é claro, da sua programação de exposições, que em 2024 alcançou a marca de mais de 1,8 milhão de visitantes. Confira o calendário de mostras previstas para 2025:

Denise Milan – viagem ao centro da Terra

Até 9 de fevereiro

A exposição inédita Viagem ao centro da Terra, da artista Denise Milan, com curadoria de Marcello Dantas, explora o ambiente sendo projetada como a formação de uma caverna. A mostra oferece uma imersão em um espaço que combina o imaginário e o real, onde minérios, rochas e cristais se fundem, proporcionando a sensação de estar no coração da Terra, revelando histórias que as pedras guardam.

Duas Rodas e Uma Nação

Até 9 de março

Um passeio pela história das motocicletas desde o início do século XX. Com curadoria de Carlãozinho Coachman, a mostra reúne mais de 70 peças, como troféus, medalhas, indumentárias, fotos, vídeos, revistas, jornais, placas, artigos de competição equipamentos de proteção e, claro, diversas motocicletas históricas dos mais variados modelos.

Cícero Dias – com açúcar, com afeto

Até 27 de abril 

A primeira grande novidade do ano foi a abertura da exposição Cícero Dias – com açúcar, com afeto, no dia 24 de janeiro, com curadoria de Denise Mattar. A mostra reúne 42 obras de diferentes fases do artista, incluindo trabalhos inéditos, provenientes de acervos institucionais e coleções particulares.

Continua após a publicidade

Andrômeda – Universo Sem Fim

De 14 de fevereiro a 27 de abril 

Andrômeda é considerada a galáxia mais próxima da Via Láctea. O universo, as estrelas e as galáxias sempre despertaram a curiosidade humana, incentivando reflexões sobre a vida. Desde os primórdios, buscamos no céu respostas sobre a nossa existência. Com curadoria de Antonio Curti, a mostra propõe uma experiência imersiva que imagina como seria a galáxia de Andrômeda, localizada a 2,54 milhões de anos-luz da Terra.

A cor do ar. Agora – Silêncio e leve fragilidade

De 14 de março a 15 de junho  

Com curadoria de Aldones Nino, a exposição apresenta obras de Heloisa Hariadne, caracterizadas por um caráter lúdico e misterioso, fruto de um universo mental rico e multifacetado. A artista pesquisa a integração de técnicas que organizam elementos visuais em contextos orgânicos e valoriza os cenários que encontra ao longo de seu percurso, destacando a transformação da beleza por meio das relações humanas.

Viva Volpi

De 11 de abril a 27 de julho

Continua após a publicidade

Exposição imersiva que convida as crianças a uma jornada sensorial, explorando a vida e obra do renomado pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988). Cada sala oferece uma aventura única, com interatividade, aprendizado e diversão. Com curadoria de Karina Israel, a mostra é projetada especialmente para famílias, proporcionando uma maneira lúdica e envolvente de conhecer a arte e a cultura popular brasileira por meio das obras do artista.

O Circo no Brasil

De 23 de maio a 24 de agosto

O circo é uma manifestação artística popular, composta por artistas com habilidades distintas, que geralmente se apresentam em shows itinerantes. Com curadoria de Diana Malzoni, a exposição contará a história do Circo no Brasil, destacando a diversidade de expressões e habilidades.

Floresta Utópica 

De 11 de julho a 12 de outubro 

Com curadoria de Antonio Curti, esta mostra imersiva apresenta um retrato cativante e imaginativo da floresta amazônica, oferecendo ao público uma visão imaginária sobre o valor da natureza na sociedade. Ao adentrar o espaço, os visitantes serão transportados para um mundo vibrante, onde os limites entre realidade e fantasia se confundem.

Continua após a publicidade

Brasil Arte Popular 

De 22 de agosto a 23 de novembro 

Com curadoria de Leonel Kaz, a exposição reúne mais de cinquenta mestres da arte brasileira, representando 21 estados. Além das obras, serão apresentados os territórios onde elas foram criadas, a origem étnica e a identidade de seus autores. O espaço repleto de brasilidade, contará com esculturas, cadeiras-objetos, pinturas e instrumentos de percussão, proporcionando uma imersão na rica cultura do Brasil.

Joana Vasconcelos

De 26 de setembro a 25 de janeiro de 2026

Joana Vasconcelos, nascida em 1971, é uma artista plástica reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais e com uma prática de 25 anos. Sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI, incorporando objetos do cotidiano com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, e questionando temas como o papel da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva. Com curadoria de Fernando Zugno, a mostra contará com uma escultura de grande porte no hall, além de desenhos e protótipos de esculturas emblemáticas de sua carreira.

Uma viagem pela Memória dos Brinquedos 

De 17 de outubro a 18 de janeiro de 2026

Continua após a publicidade

Com curadoria de Ghandy Piorsky, a exposição percorre o tempo guardado na memória de cada visitante, encantando crianças e adultos com o valor estético e inventivo dos brinquedos de épocas passadas. Apresentando brinquedos da década de 50 à década de 80, a mostra destaca o nascimento da indústria de brinquedos e a estética dos brinquedos tradicionais brasileiros, ressaltando sua fase áurea, que privilegiava a criança e seus sonhos, além de abrir discussões culturais importantes.

Emanuel Araújo 

De 7 de novembro a 8 de fevereiro de 2026 

Com curadoria de Fabio Magalhães, a mostra de Emanuel Araújo reúne cores fortes, texturas e formas geométricas, explorando a herança africana na cultura brasileira. O artista se aproxima gradualmente das vertentes construtivas, reduzindo as formas a estruturas primárias, e destaca a importância dessa herança na cultura nacional.

Serviço

Onde? Farol Santander – Rua João Brícola, 24, Centro (estação São Bento – linha 1- Azul do metrô).

Quando? Terça-feira a domingo, das 9h às 20h.

Continua após a publicidade

Quanto? R$ 45 a inteira e R$ 22,50 a meia-entrada. Mais informações no site.

Leia tudo sobre São Paulo

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • São Paulo (capital)

Related posts

Onde comer em Roma por até 5 euros

Inglaterra: 6 coisas para fazer em Birmingham

Vitória (ES): Parque Pedra da Cebola é um símbolo em área verde recuperada