Programação completa do Carnaval de Ouro Preto

Programação completa do Carnaval de Ouro Preto

Bloco Pirata toma conta de Ouro Preto (//Divulgação)

Continua após publicidade

Ouro Preto sedia um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e em 2025 a cidade celebra os 50 anos do bloco O Balanço da Cobra, um dos mais tradicionais da cidade. Criado em 1975, a agremiação se tornou um símbolo da folia local, com suas marchinhas irreverentes e sátiras sociais. Este ano, sua trajetória será o tema principal da festa, homenageando meio século de tradição, alegria e muita história, com um desfile que promete resgatar a essência e a energia do bloco que conquistou gerações de foliões. A festa teve início no sábado, 1 de fevereiro, com o lançamento da camisa do bloco e as apresentações musicais do DJ Pátrida e do grupo Candonguêro, na Praça Tiradentes.

A cidade tem basicamente duas cenas carnavalescas: os blocos de rua e as festas universitárias. Veja a seguir o que esperar de cada uma delas – e também como escapar de toda agitação caso prefira um clima de descanso.

Bloquinhos de rua

Para quem gosta de ver a banda passar e andar atrás dos bloquinhos, a cidade tem um cardápio variado. São blocos tradicionais, blocos novos e blocos que estão retornando às atividades após muitos anos. Veja a seguir alguns dos blocos mais tradicionais para ficar de olho em 2025:

Bandalheira Folclórica Ouro-Pretana: descendo e subindo as ladeiras há 52 anos, a Bandalheira é um dos blocos mais tradicionais e caricatos da cidade. O grupo faz a sua concentração na Rua Cônego Simões, também conhecida como Ponte Seca, no bairro Rosário. Vestidos de calça preta, camisa branca, um papel higiênico na cintura e um penico na cabeça, a Bandalheira desfila pelas ruas de Ouro Preto em passo rápido e contagiante, ao som de instrumentos desafinados.

Continua após a publicidade

Bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios: agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, com 158 anos de história, o Zé Pereira do Club dos Lacaios é conhecido pela batucada simples, mas contagiante, além dos chamados catitões, bonecos de quase três metros de altura que representam personagens importantes da história de Ouro Preto. O Zé Pereira também possui uma variação para crianças, o Zé Pereira Mirim, que é uma fofura! Os pequenos também se divertem e desfilam pelas ladeiras do Centro Histórico.

Bloco Charanga de Lata: criado por funcionários aposentados da antiga fábrica de alumínio que tinha sede em Ouro Preto, o Charanga de Lata tem uma sonoridade característica que é produzida por instrumentos confeccionados com latas pelos próprios componentes do bloco, que tem como mascote o sorridente Gambá Gigante.

Bloco Charanga de Lata e seu mascote (//Divulgação)

O Balanço da Cobra: bloco caricato que desfila na segunda-feira de Carnaval, a agremiação surgiu em 1975, durante uma conversa descontraída no Bar do Adilson, no bairro Cabeças, em Ouro Preto, entre as professoras Maria Aparecida Zurlo (Cida) e Maria das Graças Rigueira Alvares, o músico Daniel D’Olivier e César e Sandra Mendonça. Desde então, o bloco cresceu e se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval de Ouro Preto. Ao longo dos anos, o Balanço da Cobra se consolidou como um bloco irreverente, conhecido por suas marchinhas e por trazer críticas sociais com muito humor. Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto vai prestar uma homenagem a essa história de 50 anos, celebrando a importância do Balanço da Cobra na cultura local e na preservação das tradições carnavalescas da cidade.

Continua após a publicidade

Blocos de Ouro Preto para ficar de olho

Jesus é Bom a Beça
Bloco Liga pra Rádio
Bloco Diretoria
Sanatório Geral
Bloco Pirata
Gatas e Gatões
Bloco da Barra
Os Conspirados
Bloco do Mato

Além dos blocos caricatos, a cidade também possui tradição nos desfiles das Escolas de Samba. A Praça Tiradentes se transforma em um grande sambódromo com a apresentação de oito agremiações da cidade, cada uma com sua história, seus adereços e muita torcida. Os desfiles acontecem no domingo e na segunda-feira de Carnaval.

Bloco Caixão sacudindo Ouro Preto (//Divulgação)

Carnaval Universitário

Só a Universidade Federal de Ouro Preto tem mais de 50 repúblicas estudantis espalhadas pela cidade e a ferveção é garantida. Muitas organizam festas de arromba e também shows. Neste ano, o Carnaval Surreal irá trazer à cidade nomes como Felipe Amorim, KVSH, Mc Daniel, Filipe Ret, MC Hariel, Akatu, Jamil e Uma Noites, Mc Rick, Matuê, Mumuzinho e muito mais.

A Liga dos Blocos reúne 4 agremiações da cidade e promove shows durante todo Carnaval (//Divulgação)

Continua após a publicidade

A Liga dos Blocos que organiza o Carnaval Surreal foi criada em 2005 pela união do Bloco do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado. Este ano, a festa volta a acontecer no Espaço Folia que é montado no estacionamento do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Pilar, Centro Histórico. O passaporte para os quatro dias de folia custa R$ 1080, saiba mais.

Além do Carnaval da Liga dos Blocos, algumas repúblicas realizam as próprias festas, como a Partenon, a Aquarius e a Nau Sem Rumo.

Vilas e cachoeiras

Ouro Preto também possui opções para aqueles que querem fugir da folia e procuram um lugar mais tranquilo. O município é composto por 12 distritos e alguns subdistritos que possuem opções de pousadas, hotéis, restaurantes e são a cara do interior de Minas Gerais.

Continua após a publicidade

O mais famoso deles, Lavras Novas, localizado a cerca de 19 km de Ouro Preto, é conhecido pela vila charmosa que possui. Tem ótimas opções de pousadas, cachoeiras, restaurantes, além do subdistrito da Chapada, que é um lugar com tranquilidade garantida.

São Bartolomeu é um distrito muito conhecido como a terra dos doces artesanais, tradição que possui registro como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Veja neste link mais detalhes sobre os distritos de Ouro Preto.

Veja um guia de Ouro Preto

Continua após a publicidade

Reserve hospedagem em Ouro Preto no Airbnb

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • Notícias

Related posts

Mais 100 obras de Picasso são expostas em Madri com entrada grátis

Carnaval em Socorro (SP) é Carnahelp

O que fazer em Campos do Jordão no Carnaval