Casa Turismo Pompeia: escavações de um complexo termal privado abrem ao público

Pompeia: escavações de um complexo termal privado abrem ao público

por admin
0 Comente
pompeia:-escavacoes-de-um-complexo-termal-privado-abrem-ao-publico
Ruínas recém descobertas revelam complexo com vestiário, piscina, três câmaras de banho e afrescos pelas paredes  (Parco archeologico di Pompei/Reprodução)

Continua após publicidade

A história da cidade de Pompeia, na Itália, soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, suscita até hoje enorme curiosidade pela possibilidade de serem encontradas relíquias nos trabalhos permanentes de escavações. Nos últimos dias um novo capítulo – ou cenário – dessa história foi apresentado ao público: um suntuoso conjunto de termas, com direito a câmara fria, quente, vestiário e até piscina, que permitem vislumbrar em detalhes como funcionavam estes importantes espaços de lazer e socialização do Império Romano.

Diferente de outras termas encontradas em Pompeia – como as Estabianas ou aquelas do Fórum – o complexo descoberto faz parte de uma residência privada encontrada há dois anos durante uma grande escavação. Seja pelo seu tamanho, ou pela riqueza de detalhes ainda preservados, esta é a maior ruína já descoberta de uma terma particular no local – e, possivelmente, a maior terma particular que possa ter existido em Pompeia.

Além de três câmaras de banho – uma quente, uma morna e uma fria – é possível distinguir os vestiários, uma piscina de mergulho – capaz de comportar até 30 pessoas de uma só vez – e uma série de obras de arte que compunham o complexo. O espaço era decorado com paredes vermelhas, chão com mosaicos geométricos e afrescos.

Além do espaço, as escavações revelaram os esqueletos de uma mulher (entre 35 e 50 anos) e de um jovem (entre a adolescência e os 20 anos) que lá estavam quando o Vesúvio entrou em erupção. A equipe de arqueólogos acredita que, ao tentarem se proteger do desastre se escondendo nas termas, ambos devem ter sido mortos pela onda de gás superaquecido e cinzas que tomou conta da cidade.

Continua após a publicidade

De acordo com a equipe do Parque Arqueológico de Vesúvio, tanto a residência, incluindo o luxuoso complexo termal, quanto o quarteirão no qual está localizada, muito provavelmente pertenceram a um influente político romano chamado Aulus Rustius Verus. A área está passando por um longo processo de escavação que já revelou, além da casa de banho, uma padaria e até uma lavanderia milenar.

O local já está aberto para visitas que acontecem mediante reserva às 11h de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser consultadas no site do Parque Arqueológico de Pompeia.

Leia tudo sobre a Itália

Continua após a publicidade

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • arqueologia
  • Itália
  • Pompeia
  • ruínas
  • turismo arqueológico

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?