Casa Turismo Paty dos Alferes: antiga fazenda de café foi transformada em parque

Paty dos Alferes: antiga fazenda de café foi transformada em parque

por admin
0 Comente
paty-dos-alferes:-antiga-fazenda-de-cafe-foi-transformada-em-parque
Antigo engenho de café virou parque com acesso gratuito (Parque Fazenda Monte Alegre/Divulgação)

Continua após publicidade

Localizado entre as zonas urbanas de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro, o Parque Fazenda Monte Alegre é um daqueles lugares que parecem ter saído de uma pintura antiga: ao se aproximar pela estrada sinuosa, a primeira visão é de uma construção histórica que domina a paisagem. A propriedade, com cerca de 150 mil m², oferece aos visitantes uma imersão no passado cafeeiro da região, além de organizar eventos e diversas atividades ao ar livre.

A Fazenda Monte Alegre está ligada a Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, o Barão de Paty dos Alferes, membro do “Clã dos Werneck”. Embora não tenha sido o construtor original, o barão residiu na fazenda a partir de 1855, transformando-a em seu centro de negócios e administração.

Naquela época, a propriedade abrigava cerca de 200 escravizados e possuía diversas instalações voltadas à produção, como moinho, engenho de farinha, serraria, olaria e armazéns de café. Em dezembro de 2023, o prefeito de Paty do Alferes anunciou a criação do Parque Fazenda Monte Alegre, transformando uma propriedade histórica em um centro de lazer e cultura.

Atrações e atividades

Aberta para visitação, a casa-sede de dois andares, erguida em 1861, é um exemplo de arquitetura colonial com influências neoclássicas. Os visitantes também poder percorrer trilhas em meio aos jardins, que foram projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. Há ainda uma loja com produtos artesanais e outras lembranças e um café-bistrô, instalado no antigo armazém de café, que serve sanduíches, quiches e cafés gourmet (confira aqui o menu).

Continua após a publicidade

O parque conta ainda com um cafezal de 11.500 pés, onde o Museu do Café conta a história do grão no Brasil. Mais atrações incluem a capela histórica, um parque de esculturas e uma galeria de arte ao ar livre.

As visitas podem ser feitas por conta própria ou com o acompanhamento de guia, que realiza um passeio completo pelo perímetro da fazenda em cerca de 30 minutos.

O parque costuma realizar eventos culturais e musicais em sua área verde. Um exemplo é a popular “Feijoada e Samba de Roça”. Para acompanhar a programação, a dica é ficar de olho nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Agendamentos e mais informações também podem ser obtidos pelo telefone: (24) 98108-0269.

Serviço

Situada às margens da RJ-125, na Avenida César Lattes, a fazenda está localizada próxima à divisa entre Paty do Alferes e Miguel Pereira, a cerca de 120 km do centro do Rio de Janeiro. A viagem de carro leva em torno de 2h30.

Para quem opta pelo transporte público, não há uma linha de ônibus direta do Rio de Janeiro para Paty do Alferes. A opção mais viável é pegar um ônibus do Rio para Petrópolis e, de lá, utilizar um carro próprio ou de aplicativo até Paty do Alferes, em um trajeto de 45 km.

O parque, gratuito e pet friendly, abre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Continua após a publicidade

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • Rio de Janeiro – estado

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?