Os cenários de Bridget Jones em Londres

Os cenários de Bridget Jones em Londres

Ela está de volta! (Universal Pictures/Divulgação)

Continua após publicidade

Quando nós achamos que Bridget Jones (Renée Zellweger) tinha finalmente encontrado seu final feliz, eis que mais uma vez ela se vê solteira — bem, nesse caso, viúva, e com dois filhos para criar. Sinto anunciar que Mark Darcy (Colin Firth) tenha batido as botas, mas não estou dando spoiler: já no trailer fica explícito que esse será o enredo de Bridget Jones: Louca pelo Garoto, que estreará nos cinemas no dia 13 de fevereiro.

Ótima desculpa para maratonar os outros três filmes: O Diário de Bridget Jones (2001), Bridget Jones: No Limite da Razão (2004) e O Bebê de Bridget Jones (2016). E, uma vez na capital britânica, refazer os passos da Bridget pode te levar para lugares bem legais de Londres. Confira as principais locações da franquia para incluir no roteiro:

1. Khao Bird

8 Bedale Street 

Você pode estar se perguntando por quê um restaurante tailandês é o número um dessa lista. Pois bem: desde setembro de 2024, o Khao Bird está instalado no apartamento de Bridget Jones. 

A fachada de um edifício de tijolos debaixo da London Bridge é sempre utilizada em cenas externas do apartamento da personagem, que ficaria no andar de cima. O térreo do prédio é há tempos ocupado pelo pub Globe Tavern, mas só recentemente o andar superior passou a ser acessível ao público, com a abertura do Khao Bird.

O restaurante tailandês está inclusive convidando os fãs da franquia para jantares especiais de Valentine’s Day na “sala de estar da Bridget”, que acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Continua após a publicidade

2. Borough Market

SE1 9AL

O Borough Market é o quintal da Bridget. O prédio onde está seu apartamento é praticamente um anexo do mercado gastronômico, que também aparece em diversas cenas ao longo da franquia. Uma das minhas favoritas é quando ela tristemente arrasta uma árvore de Natal pelo mercado em O Bebê de Bridget Jones.

Em funcionamento desde 1756, o Borough Market é o mais famoso e antigo de Londres e, por isso, está sempre bem cheio. Algumas barracas, como a de morangos cobertos de chocolate, andam viralizando no Tik Tok e por isso têm mais filas.

Além de chegar cedo, a dica é focar em estandes mais tradicionais, que às vezes servem degustações de seus produtos. Recomendo a Tea 2 You (de chás), o The Park Ham & Mozzarella Stand (de queijos e embutidos) e a Richard Haward’s Oyster (de ostras).

Continua após a publicidade

3. Royal Exchange 

Threadneedle Street

Um dos momentos mais icônicos de toda a franquia talvez seja o beijo na neve entre Bridget Jones e Mark Darcy no final de O Diário de Bridget Jones. A cena foi gravada do lado de fora do Royal Exchange, mais exatamente em frente à loja da Montblanc, onde ele acabara de comprar um novo diário para ela.

O complexo guarda outras lojas e restaurantes, com destaque para a marca de chás britânica Fortnum & Mason e para a Crockett & Jones, que desde 1879 fabrica sapatos sociais que são a cara do Mark Darcy. 

4. Tower Bridge

Ao longo dos filmes, Bridget também é vista várias vezes atravessando a icônica Tower Bridge — algumas vezes de bom humor e, outras, nem tanto. Além de caminhar pela ponte, também é possível subir em suas duas torres: saiba mais aqui.

Continua após a publicidade

5. Rigby & Peller

Conduit Street

Em Bridget Jones: No Limite da Razão, Darcy convida Bridget para um jantar chique da sociedade jurídica, e ela está atrás de um look impecável. Em sua busca, ela compra um espartilho na loja de lingeries Rigby & Peller na Conduit Stret, em Mayfair, onde enfileiram-se outras boutiques sofisticadas.

6. The Light Bar

233 Shoreditch High Street

Em Bridget Jones: No Limite da Razão, a protagonista encontra seus amigos para tomar drinques (e fumar muitos cigarros) no The Light Bar, em Shoreditch. É ali que eles acabam convencendo-a de que Mark Darcy está tendo um caso.

Continua após a publicidade

O bar está instalado em uma antiga estação de energia vitoriana construída em 1893 e serve vinhos, drinques e petiscos para acompanhar. Cheers!

7. Kensington Gardens e Greenwich Park

Em uma das cenas mais hilárias de toda a franquia, em Bridget Jones: No Limite da Razão, Mark Darcy e Daniel Cleaver (Hugh Grant) tentam afogar um ao outro em uma fonte de água que fica na área dos Jardins Italianos dos Kensington Gardens, que junto com o Hyde Park forma uma das maiores áreas verdes de Londres.

Já o Greenwich Park aparece pelo menos duas vezes em O Diário de Bridget Jones, durante conversas que a protagonista tem com o seu pai, Colin (Jim Broadbent), e com sua amiga Shazza (Sally Phillips).

Continua após a publicidade

Tours de Bridget Jones

Algumas empresas oferecem passeios guiados pelas principais locações da franquia Bridget Jones em Londres. É o caso da BritMovieTours, cujo passeio em inglês em grupos de até 20 pessoas acontece um sábado por mês, com saída sempre às 14h. Com 2h30 de duração, ele custa £ 17 (saiba mais).

O da Virgin Experience Days é privativo: o tour para duas pessoas custa £ 34, também em inglês e com 2h30 de duração (saiba mais).

Para algo ainda mais personalizado, vale contatar a Totally Tailored, que organiza passeios guiados sob medida (em inglês), com foco nos assuntos que você tem interesse: podem ser as locações de mais de um filme ou série, um tour gastronômico ou de compras.  

Leia tudo sobre Londres

Resolva sua viagem aqui

  • Inglaterra
  • Londres
  • Reino Unido

Related posts

Terremoto em Santorini: abalos sísmicos são comuns na ilha?

Como circular em Lima, capital do Peru

Dolce & Gabbana ganha retrospectiva no Grand Palais em Paris