Casa Cinema Os 10 Melhores Filmes de Ficção Científica do Século (Até Agora)

Os 10 Melhores Filmes de Ficção Científica do Século (Até Agora)

por Thiago Nolla
0 Comente
os-10-melhores-filmes-de-ficcao-cientifica-do-seculo-(ate-agora)

Depois de termos publicado inúmeras matérias elencando os melhores filmes de terror de todos os tempos e de várias décadas desde o surgimento, o ápice e as múltiplas revoluções da sétima arte, está na hora de migrarmos para um outro gênero que sempre foi negligenciado por críticos, estudiosos e até mesmo cinéfilos: a ficção científica.

Para aqueles que não são grandes fãs de tais narrativas, produções do gênero mergulham em narrativas que possuem inspirações científicas, mas desenrolam-se em retratos de fenômenos não aceitos ou não respaldados pela ciência mainstream – como a existência de seres extraterrestres, naves espaciais, ciborgues e robôs, viagens interestelares e temporais, entre outros. E, ao contrário do que muitos acreditam, tais pulsões criativas tiveram início concomitante ao surgimento do cinema, sendo delineadas já no clássico ‘Viagem à Lua’, de George Meliès, em 1902, e no lendário ‘Metrópolis’, de Fritz Lang’, em 1912.

Mais do que isso, inúmeras incursões aproveitam temas sociológicos e antropológicos para explorar a própria condição humana em cenários movidos pelos avanços da tecnologia – sejam em futuros otimistas ou distópicos. E é claro que, seguindo os passos de tantas outras produções cinematográficas, é notável como o sci-fi se mescla perfeitamente com gêneros diversos – como o terror (‘Alien, o 8º Passageiro’‘Vida’), a comédia (‘Marte Ataca!’‘Querida, Encolhi as Crianças’) e o drama (‘A Chegada’‘Interestelar’).

Pensando nisso – e para começar uma nova leva de matérias especiais -, preparamos uma breve lista elencando os dez melhores filmes de ficção científica do século XXI (até agora).

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

10. INTERESTELAR (2014)

O épico de ficção científica ‘Interestelar’ não poderia ficar de fora da nossa lista: contando com a sólida direção de Christopher Nolan em uma de suas melhores produções até hoje, o longa-metragem apresenta um novo lado das investidas sci-fi, focando em um drama ao mesmo tempo expansivo e introspectivo ambientada em um futuro distópico – e assustadoramente realista. Na trama, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie após a escassez dos recursos naturais. Assim, Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de um competente time, ele segue em busca de um novo lar.

9. NÃO! NÃO OLHE! (2022)

Em ‘Não! Não Olhe!’, uma das mais recentes produções supervisionadas pelo icônico Jordan Peele, a narrativa não é apenas uma celebração do sci-fi existencialista que nos conquistou desde sua popularização no final dos anos 1970 e começo dos anos 1980; seguindo os passos das incursões anteriores do cineasta, é necessário mergulhar mais fundo que o normal para descobrir as sutilezas críticas e sociais que se escondem num panorama bastante simples, por assim dizer. E, da mesma forma, é preciso que juntemos as peças de um quebra-cabeça bizarro que não apenas envolve o alienígena em questão, mas cavalos, um macaco assassino e um legado que parece perdido em meio à problemática do capitalismo predatório.

8. O HOMEM INVISÍVEL (2020)

Revisitando uma das produções mais clássicas do cinema, ‘O Homem Invisível’ apresenta um novo lado do terror ao deixá-lo ser levado pela ficção científica e pelo drama antropológico. Misturando inúmeros elementos narrativos a uma configuração tecnológica de tirar o fôlego, o longa-metragem de Leigh Whannell é um acerto contundente dentro do gênero e nos envolve do começo ao fim. Na trama, depois de forjar o próprio suicídio, um cientista enlouquecido usa seu poder para se tornar invisível e aterrorizar sua ex-namorada. Quando a polícia se recusa a acreditar em sua história, ela decide resolver o assunto por conta própria.

7. TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO (2022)

Vencedor de nada menos que seis estatuetas do Oscar, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ partiu de uma premissa mista de fantasia, drama, comédia e ficção científica para uma aventura única e que trouxe à tona temáticas bastante importantes (incluindo o embate intergeracional e linguístico de uma família desordenada e turbulenta). Estrelado por nomes como Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu, o longa mergulhou nos aspectos do multiverso de forma original e bastante envolvente, apresentando uma trama centrada numa ruptura interdimensional que bagunça a realidade – e que impulsiona uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso.

6. GRAVIDADE (2013)

Alfonso Cuarón tem uma visão única sobre o mundo do cinema e sobre usas infinitas possibilidades – tendo se aventurado pelo drama, pela fantasia e, é claro, pela ficção científica. Anos depois de ter comandado o impecável ‘Filhos da Esperança’, Cuarón resolveu ampliar sua afeição pelo cosmos com o suspense dramático ‘Gravidade’ – que ofereceu um retrato duplo sobre a claustrofóbica solidão do espaço e lhe rendeu o Oscar de Melhor Direção. Estrelado por Sandra BullockGeorge Clooney, a trama acompanha a Dra. Ryan Stone e o astronauta Matt Kowalsky, que trabalham juntos para sobreviver depois que um acidente os deixa completamente à deriva no espaço, sem ligação com a Terra e sem esperança de resgate.

 5. MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA (2015)

Estrelado por Tom Hardy e Charlize Theron‘Mad Max: Estrada da Fúria’ é ambientado em um mundo pós-apocalíptico e acompanha Max Rockatansky, um homem que acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de ninguém. Porém, após ser capturado pelo tirano Immortan Joe e seus rebeldes, Max se vê no meio de uma guerra mortal iniciada pela Imperatriz Furiosa, que tenta salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudá-la. Considerado como um dos melhores longas-metragens de ação de todos os tempos, a produção eternizou o legado da franquia e do diretor George Miller no cenário do entretenimento, fazendo um estrondo gigantesco de bilheteria e conquistando dezenas de prêmios.

4. DUNA: PARTE 2 (2024)

O mais recente longa-metragem de Denis Villeneuve é simplesmente uma obra de arte do começo ao fim: prezando por uma épica estrutura narrativa e imagética, o cineasta se aproximou de clássicos do gênero, como ‘O Senhor dos Anéis’, à medida que nos presenteou com uma ótima adaptação do livro homônimo de Frank Herbert. Superando todas as expectativas e continuando o sucesso do primeiro capítulo da franquia, Villeneuve arquitetou uma epopeia saudosista e narcótica movida por performances de tirar o fôlego. A sequência explora a jornada mítica de Paul Atreides para se vingar dos conspiradores que destruíram sua família. Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever.

3. WALL-E (2008)

‘WALL-E’ chegou aos cinemas em 2008 seguindo os passos do adorado ‘Ratatouille’ (o filme anterior da Pixar), auxiliou a reconstruir o panteão cinematográfico da forma mais inesperada possível ao focar em um pequeno robô solitário que vive numa Terra manchada pela poluição e pelo total abandono. Quando pensava que seu dia a dia não pudesse mudar, ele conhece a robô EVA e parte para uma aventura espacial para resgatar a humanidade. Aclamado pela crítica especializada e pelo público, ‘WALL-E’ é até hoje considerado um dos melhores filmes da década e levou para casa dezenas de prêmio, incluindo o Oscar de Melhor Animação – além de ter feito um estrondo enorme na bilheteria mundial.

2. A CHEGADA (2016)

Considerado um dos melhores filmes de 2016 e um dos melhores da década, ‘A Chegada’ foi ovacionado pela crítica mundial e fez uma sólida bilheteria, sendo aplaudido pela performance de Amy Adams (que foi esnobada na categoria de Melhor Atriz no Oscar), pela direção de Denis Villeneuve e pela condução da história – que misturou o melhor do gênero da ficção científica com uma profunda e complexa narrativa sobre comunicação e sobre a natureza humana. A trama é centrada em linguista que é recrutada pelo governo norte-americano para compreender os motivos por trás da chegada de naves alienígenas à Terra, utilizando suas habilidades cognitivas para traduzir uma linguagem não-verbal em algo compreensível – apenas para descobrir que, na verdade, a presença desses seres extraterrestres é muito mais importante do que todos imaginavam.

1. FILHOS DA ESPERANÇA (2006)

filhos da esperanca filhos da esperanca

Alfonso Cuarón não considerado um dos melhores cineastas de todos os tempos por qualquer razão – e seu longa pós-apocalíptico ‘Filhos da Esperança’ é mais um lembrete de seu poder narrativo e técnico dentro da sétima arte. Navegando por um planeta devastado pela derradeira extinção da raça humana, Cuarón sagra-se um autor cinematográfico de calibre inexplicavelmente irretocável.

A trama nos leva ao ano de 2027, em que a infertilidade é uma ameaça real para a civilização – e o último humano a nascer em anos acaba de morrer. Frente a um cenário pessimista sobre o futuro, um burocrata desiludido se torna o herói improvável que pode salvar a humanidade. Para isso, ele enfrenta seus próprios demônios e tenta proteger a última esperança do planeta: uma jovem mulher milagrosamente grávida, descoberta pela ativista inteligente com quem fora casado.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?