O impressionante aumento da legião de adeptos de Trump nas redes sociais | Maquiavel

O impressionante aumento da legião de adeptos de Trump nas redes sociais | Maquiavel

Donald Trump inicia nesta segunda-feira, 20 de janeiro, sua segunda passagem pela Casa Branca — (Win McNamee/Getty Images)

Continua após publicidade

Donald Trump assume seu segundo mandato à frente da Presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20, em um mundo onde as redes sociais se consolidaram cada vez mais como arena de debate político – prova disso é a escolha de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), como secretário do Departamento de Eficiência Governamental, pasta criada por Trump.

Levantamento da empresa de inteligência de dados, Nexus, mostra o aumento do número de seguidores do presidente americano em todas as principais plataformas digitais nos últimos oito anos –- a pesquisa compara dados de 20 de janeiro de 2017, data da posse da primeira gestão de Trump, com o dia 6 de janeiro de 2025, às vésperas do segundo mandato.

No período, os seguidores do presidente americano no X cresceu 365% e é a rede social em que ele é mais popular com 97,4 milhões de seguidores (nas últimas duas semanas, Trump ganhou mais 1,1 milhão de seguidores na plataforma e é seguido por 98,5 milhões de usuários). Trump é bem mais popular do que seu antecessor Joe Biden, que tem 38,2 milhões de seguidores no X, mas ainda está atrás de Barack Obama, que passou o cargo para ele exercer seu primeiro mandato em 2017. Obama tem 130,9 milhões de seguidores no X. Na comparação com Kamala Harris, vice de Biden que concorreu nas eleições contra Trump, o republicano também fica na frente. A candidata democrata tem 21 milhões de seguidores nessa rede. .

Dos treze secretários anunciados por Trump para o novo mandato, doze mantêm contas no X. A exceção é Scott Bessent, secretário do Tesouro. Trump só não é mais popular do que Musk, que tem 212,4 milhões de seguidores na sua própria rede social.  O ranking de popularidade do secretariado no X é seguido pelo secretários de Saúde, Robert F. Kennedy Jr. (5,1 milhões); e de Estado, Marco Rubio (4,6 milhões). Depois aparecem Vivek Ramaswamy (3,5 milhões), que dividirá a pasta de Eficiência Governamental com Musk, e Tulsi Gabbard (3,4 milhões), que será a nova diretora de Inteligência. Os demais secretários “tuiteiros” tem menos de 1 milhão de seguidores. J.D. Vance, o novo vice-presidente dos Estados Unidos, tem 3,1 milhões de seguidores no X.

Instagram

Na rede social Instagram, da Meta, de Mark Zuckerberg, Trump teve um aumento de 501% de seguidores na plataforma digital. No Instagram, Trump tem 30,5 milhões de adeptos. Na relação com os presidentes anteriores, fica atrás de Obama, que tem 36,3 milhões, mas bem à frente de Biden, que tem 17 milhões e a ex-vice-presidente, Kamala Harris, que soma 19,6 milhões.

A plataforma com maior aumento proporcional de seguidores de Trump foi o YouTube. No site de vídeos, o presidente americano teve aumento de 3.540%, passando de 105 mil seguidores na primeira vez que tomou posse para a Presidência dos Estados Unidos para 3,67 milhões neste mandato.

  • Barack Obama
  • Donald Trump
  • Elon Musk
  • Joe Biden
  • kamala harris

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

Related posts

Ícone da Vanguarda Paulista, Itamar Assumpção ganha álbum de inéditas | O Som e a Fúria

A mudança em História de Amor na Globo por decisão da Justiça | VEJA Gente

Revista americana prevê vitória de Fernanda Torres no Oscar 2025 | Em Cartaz