Continua após publicidade
A partir de 21 de fevereiro, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS – SP) recebe a exposição Ney Matogrosso, em homenagem aos 50 anos de carreira do performático e transgressor cantor brasileiro.
Do início da vida como artista no grupo Secos & Molhados, na década de 1970, até os álbuns solo mais recentes, a mostra traça um percurso cronológico pela carreira do artista, dividido em seis espaços expositivos.
Um show no museu
O destaque da exposição são os figurinos utilizados por Ney em shows e videoclipes. Todo o acervo de roupas e acessórios do cantor, um espetáculo à parte em suas apresentações, é mantido pelo Senac São Paulo. Essa será a primeira vez que a coleção, de mais de duzentos itens, será exposta em sua totalidade. O acervo inclui roupas, calçados e os famosos adereços de cabeça de Ney Matogrosso.
Também farão parte da exposição os elementos cenográficos de “Homem com H”, cinebiografia do diretor Esmir Filho que traz o ator Jesuíta Barbosa como Ney Matogrosso. O filme será lançado em maio.
Os visitantes encontrarão ainda documentos marcantes da carreira do ícone da MPB, assim como capas de álbuns, pôsteres e CDs. Serão exibidas também fotografias das várias décadas da trajetória do artista, clicadas por fotógrafos renomados como Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.
Continua após a publicidade
Em 2015, Ney concedeu uma entrevista ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, em celebração aos 45 anos do museu – os trechos da gravação que fazem parte da mostra podem também ser acessados online.
A exposição possui textos produzidos por Julio Maria, jornalista que assina “Ney Matogrosso – a biografia”, lançado em 2021 pela Companhia das Letras. A curadoria ficou a cargo do diretor-geral do MIS, André Sturm.
Serviço
Onde? O MIS fica no bairro Jardim Europa, na Avenida Europa, 158.
Continua após a publicidade
Quando? A exposição fica em cartaz de terça-feira a domingo, a partir de 21 de fevereiro. De terça a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 10h às 19h. Aos sábados, o museu fecha mais tarde, às 20h. Aos domingos e feriados, o horário é das 10h às 18h.
Quanto? O ingresso para a exposição Ney Matogrosso custa R$ 30 (inteira). Ingressos pelo site ou na bilheteria (grátis às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês).
Leia tudo sobre São Paulo
Continua após a publicidade
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Continua após a publicidade
- arte
- Exposições em São Paulo
- MIS
- música