Mulheres que Inspiram: Anne Wilians e a justiça social como propósito de vida

Mulheres que Inspiram: Anne Wilians e a justiça social como propósito de vida

Anne Wilians – Foto: Divulgação

No Dia Mundial da Justiça Social, a ser comemorado nesta quinta-feira (20.02), o Instituto Nelson Wilians, em parceria com a UNESCO no Brasil, realiza o “Diálogos Cidadaniar” – um evento que reúne especialistas e líderes do terceiro setor para discutir a educação para a cidadania, direitos humanos e cultura da legalidade. Durante o evento, serão lançados os Guias Cidadaniar, reforçando o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa.

Por trás do Instituto Nelson Wilians (INW), uma organização voltada à educação e à defesa dos direitos de juventudes e mulheres em situação de vulnerabilidade, está a empresária e filantropa Anne Wilians: no ano da COP-30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontecerá no Pará, a sua história emerge ainda mais forte. Anne nasceu em Belém, e antes mesmo de fundar o Instituto, ela já carregava consigo a essência da transformação social – sua conexão com causas sociais surgiu na infância, acompanhando os pais em visitas a comunidades carentes, como a Ilha do Marajó. Ao longo de sua adolescência, Anne desenvolveu um profundo interesse pelo Direito e por políticas públicas: “Muito cedo, entendi que a educação e o conhecimento poderiam ser ferramentas essenciais na transformação social”, diz.

Anne Wilians – Foto: Divulgação

Formada em Administração e Direito, decidiu unir suas habilidades para criar soluções que impactassem diretamente a vida de jovens em situação de vulnerabilidade. O impacto dessas vivências moldou sua visão de mundo e a impulsionou a dedicar sua vida à justiça social. Dos projetos sob a liderança de Anne, 75 mil pessoas já foram beneficiadas. Apenas no ano de 2024, programas como o Potencialize, Compartilhando Direito, Mutirão Jurídico e Líderes que inspiram beneficiaram mais de 3.600 jovens e mulheres.

O conhecimento que transforma também está presente em outra de suas realizações: o livro digital Empreendedorismo Social Feminino. Com ele, Anne compartilha experiências, exemplos de sucesso e ferramentas para mulheres que desejam criar negócios de impacto positivo.

A necessidade de dar suporte às vítimas de violência doméstica também a levou a cofundar o projeto “Justiceiras”, que já conta com mais de 8.000 voluntárias auxiliando mulheres e adolescentes em situação de abusos e violências sexuais.

Mãe presente e ativa, ela compartilha sua jornada de forma inspiradora, mostrando que é possível equilibrar carreira, propósito e família. Seu olhar atento para a educação reforça que a transformação social começa dentro de casa e se reflete na sociedade.

Seja na criação de projetos inovadores, no incentivo à educação ou na luta por direitos, Anne Wilians construiu uma trajetória que inspira e prova que o empreendedorismo social é um dos caminhos mais poderosos para mudar o mundo e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

Related posts

BAZAAR Weekly: as principais novidades de moda da semana

O universo máxi de Harris Reed

Gilberto Gil e a moda como expressão de sua arte