Mais 100 obras de Picasso são expostas em Madri com entrada grátis

Mais 100 obras de Picasso são expostas em Madri com entrada grátis

As gravuras fazem referências a sonhos e à mitologia grega  (Museo ICO/Reprodução)

Continua após publicidade

Entre 1930 e 1937, Pablo Picasso se dedicou à série de gravuras Suíte Vollard, um conjunto de 100 obras que representam suas obsessões criativas. Após mais de uma década sem se encontrarem com o público espanhol, os trabalhos estão expostos no Museo ICO, em Madri, até 20 de julho com entrada gratuita.

A série foi encomendada por Ambroise Vollard, o negociante de arte que comprou as primeiras gravuras de Picasso, em 1906, e realizou sua primeira exposição em Paris, em 1901, quando o artista tinha 19 anos. Em 1930, Picasso trocou a Suíte Vollard por quadros de Renoir e Cèzanne que desejava da coleção do negociante.

Apesar de 300 séries terem sido impressas, muitas foram vendidas separadamente, então o conjunto a ser exposto é um dos poucos que está completo. A Suíte Vollard é considerada uma obra-prima da gravura do século 20.

A exposição está dividida em quatro partes: O Ateliê do Escultor, A Batalha do Amor, O Minotauro e Retratos de Ambroise Vollard. A distância ao cubismo característico de Picasso é comum a todas as gravuras, que foram feitas com técnicas clássicas e traços simples. 

Continua após a publicidade

Quase metade das obras refletem o amor de Picasso por Marie-Thérèse Walter, que se tornou amante do pintor enquanto ele ainda estava casado com a bailarina Olga Khokhlova. Há referências a sonhos, à mitologia grega e ao pintor Rembrandt, além de representações de corpos nus e seres animalescos.

Junto com a Suíte Vollard, gravuras de Juan Genovés, Eduardo Arroyo, Manolo Valdés, Miguel Ángel Campano e Darío Villalba estão expostas. Os artistas foram laureados com o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura de Madri entre 1980 e 1990.

Continua após a publicidade

Serviço

La Suite Vollard de Picasso y el Grabado en la Colección del Museo ICO

Quando? Até 20 de julho. De terça-feira a sábado, das 11h às 20h, aos domingos e feriados, das 10h às 14h.

Quanto? Entrada gratuita.

Onde? Museo ICO – Calle de Zorrilla, 3, Centro, 28014, Madri

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Madri

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Notícias

Related posts

Carnaval em Socorro (SP) é Carnahelp

O que fazer em Campos do Jordão no Carnaval

Programação completa do Carnaval de Ouro Preto