Casa Ultimas noticias Lula critica separação entre interesses da Vale e do Estado brasileiro

Lula critica separação entre interesses da Vale e do Estado brasileiro

por admin
0 Comente
lula-critica-separacao-entre-interesses-da-vale-e-do-estado-brasileiro
O presidente Lula, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2025 (Andre Borges/EFE)

Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a autonomia da Vale para perseguir interesses privados alheios à vontade do Estado brasileiro. O presidente da República disse que a eleição de Gustavo Pimenta para o comando da mineradora “é uma oportunidade extraordinária” para restabelecer um alinhamento entre “os interesses da Vale” e “os interesses do Estado brasileiro”. Ao lado de Pimenta, Lula participou de um evento no qual a empresa divulgou um investimento de 70 bilhões de reais em sua operação em Carajás, no estado do Pará, nesta sexta-feira, 14. O plano de investimento foi apelidado de “Novo Carajás” e, segundo a Vale, deve elevar a produção de minério de ferro no local para 200 milhões de toneladas por ano até 2030. Também estavam presentes no anúncio diversos ministros do governo federal, sendo que o único que também discursou foi Alexandre Silveira, de Minas e Energia, além do governador do Pará, Helder Barbalho.

Lula lembrou que a mineradora não é mais uma empresa estatal, mas uma “corporation” de capital aberto, o que pode ser fonte de problemas, na visão do petista: “Cachorro com muito dono morre de fome, porque todo mundo acha que colocou comida, mas não colocou”. O ministro de Minas e Energia também criticou a desvinculação entre os interesses da Vale e do país como um todo. “Ninguém pode ser dono das riquezas do subsolo brasileiro”, afirmou Silveira. “As concessões de direitos minerais não podem e não devem atender somente ao interesse das companhias”. O ministro argumentou que a Vale se distanciou dos interesses da sociedade brasileira nos últimos anos, mas diz ver sinais de mudança com a gestão de Pimenta, para a qual faz um “voto de confiança e fé”. Na mesma linha, Lula falou em um “fio desencapado” e um “clima desagradável” entre a Vale e o governo, que seria reparado com a mudança de gestão. “Com a minha volta ao governo e com a sua (Gustavo Pimenta) entrada na Vale, tenho certeza que a gente vai encapar esse fio e não vai ter mais ruído daqui pra frente”.

Gustavo Pimenta substituiu Eduardo Bartolomeo na presidência da Vale no ano passado, após um conturbado processo de sucessão que incluiu a tentativa frustrada do governo federal de emplacar o nome do ex-ministro Guido Mantega no posto. Em clima de conciliação, o novo chefe da Vale celebrou a proximidade entre a empresa e o governo durante o encontro em Carajás. O executivo lembrou que a Presidência da República não visitava instalações da empresa há 13 anos. “A última vez foi em 2012, quando a presidenta Dilma inaugurou obras de modernização da nossa ferrovia da Vale lá em Minas Gerais”, disse. O presidente da mineradora reforçou que a empresa não contribui somente para o desenvolvimento econômico da região, mas para a promoção da sustentabilidade, da cultura e do desenvolvimento social.

  • Luiz Inácio Lula da Silva
  • lula
  • Mineração
  • Vale

OFERTA DE VERÃO

Sua oportunidade neste começo de ano!
Assine sua revista favorita a partir de R$ 29,90.

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?