Casa Turismo Londres: Modernismo Brasileiro é tema de exposição na Royal Academy of Arts

Londres: Modernismo Brasileiro é tema de exposição na Royal Academy of Arts

por admin
0 Comente
londres:-modernismo-brasileiro-e-tema-de-exposicao-na-royal-academy-of-arts
 (Andrew Abbott/Wikimedia Commons)

Continua após publicidade

Mais de um século depois da semana de arte moderna, em São Paulo, o movimento modernista brasileiro continua atraindo olhares pelo mundo. Acaba de entrar em cartaz na Royal Academy of Arts, em Londres, a exposição “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo” com 130 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Volpi entre outros expoentes do movimento. A mostra, organizada pela academia real britânica e pelo Zentrum Paul Klee, uma instituição suíça, permanecerá até 21 de abril.

Abrangendo um período que vai de 1910 a 1970, as obras expostas fazem parte de um panorama do que foi a expressão brasileira da arte moderna. De acordo com os organizadores, durante o século XX, “os artistas brasileiros estavam adaptando tendências contemporâneas, influências internacionais e tradições artísticas para criar um novo tipo de arte moderna; arte esta influenciada pelas culturas vibrantes, identidades e paisagens do Brasil”. 

O modernismo à brasileira é praticamente novidade para o público britânico. A maioria das obras vem de coleções particulares, que pouco foram expostas, ou de acervos públicos. Em 1944, a própria Royal Academy já havia sediado uma exposição dedicada inteiramente à arte brasileira — mas, vale lembrar, a atual exposição abrange obras que, àquela época, sequer haviam sido realizadas. 

A intenção da exposição é trazer ao público britânico uma visão expandida do modernismo brasileiro apresentando o trabalho de artistas que, historicamente, receberam menos atenção no Reino Unido, incluindo Anita Malfatti, precursora do movimento, e Tarsila do Amaral, internacionalmente reconhecida como a mulher que liderou o modernismo brasileiro. A mostra inclui, também, artistas autodidatas como Alfredo Volpi e Djanira da Motta e Silva, uma artista de descendência indígena, o artista afro-brasileiro Rubem Valentim e o performático Flávio de Carvalho. 

Continua após a publicidade

Serviço

Onde? Royal Academy of Arts, Burlington House, Piccadilly, Londres, W1J 0BD

Quando? até 21 de abril, de terça a domingo das 10h às 18h (às sextas até as 21h).

Quanto? £ 25,50 (cerca de R$185)

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Londres

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • arte moderna
  • Notícias

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?