Inglaterra: 6 coisas para fazer em Birmingham

Inglaterra: 6 coisas para fazer em Birmingham

Birmingham possui cerca de 56 quilômetros de canais (Brindleyplace/Facebook/Divulgação)

Continua após publicidade

Segunda maior cidade da Inglaterra, Birmingham é uma metrópole vibrante onde edifícios de arquitetura arrojada contrastam com as poucas construções históricas que sobreviveram aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Para tonar a mistura ainda mais interessante, a cidade é toda recortada por canais  em extensão, Birmingham possui mais canais que Veneza! —, muitos deles decorados com grafites e murais. 

E se você pensou em Peaky Blinders, pensou certo. Birmingham viveu uma explosão de crescimento durante a Revolução Industrial, que também trouxe privações econômicas e sociais para a classe trabalhadora. Nesse contexto surgiram várias gangues, incluindo a dos Peaky Blinders, que inspiraram a famosa série disponível na Netflix. A franquia está prestes a ganhar um filme, que deve estrear ainda em 2025.

Confira, a seguir, seis experiências para ter em Birmingham:

1. Explorar os canais de Brindleyplace

Brunswick Street

Cercado por canais, Brindleyplace é um empreendimento que concentra restaurantes, cafés e lojas. O passeio pode ser complementado com uma visita ao aquário National SEA LIFE Centre e à galeria de arte contemporânea Ikon Gallery, instalada em um edifício neo-gótico que costumava ser usado como escola. Mas a melhor atração local é a Roundhouse, que organiza passeios a pé, de caiaque e de stand up paddle pelos canais.

2. Tomar uma cerveja no pub The Old Crown

High Street

Continua após a publicidade

Pub mais antigo de Birmingham, o The Old Crown vem servindo cervejas há 656 anos. A construção onde está instalado, que remonta a 1368, é uma atração por si só. O estabelecimento serve clássicos britânicos, como o fish ‘n chips e o “sunday roast” prato tradicional dos domingos que consiste em uma carne assada (pode ser rosbife, frango ou porco) acompanhada de batatas, legumes, pão caseiro e molho feito com a gordura da própria carne.

3. Experimentar chocolates no Cadbury World

69 Linden Road

Fundada em Birmingham em 1824, a Cadbury é a mais famosa marca de chocolates britânica e foi uma das inspirações de Roald Dahl ao escrever A Fantástica Fábrica de Chocolate. É possível ter uma experiência parecida com a do personagem Charlie ao visitar o Cadbury World, porção da fábrica aberta ao público que possui exposição sobre a histórica do cacau e da marca, cinema 4D e até um brinquedo em que é preciso mirar e atirar em ingredientes. Crianças e adultos também assistem demonstrações de como são feitas as barras e os bombons e, claro, experimentam o chocolate.

Continua após a publicidade

4. Voltar no tempo no Black Country Living Museum

Discovery Way – Dudley

Espécie de museu ao ar livre, o Black Country Living Museum, a cerca de trinta minutos de Birmingham, usa réplicas e construções históricas originais, além de atores vestidos com roupas de época, para recriar um vilarejo inteiro. O objetivo é mostrar como era a vida na região entre os anos 1850 e 1960. A visita consiste em percorrer as ruelas e entrar em escolas, lojas, fábricas e até uma mina de carvão para interagir com os atores e aprender sobre o passado. O complexo tem um apelo especial para os fãs de Peaky Blinders, já que foi usado como locação em todas as temporadas da série. Saiba mais sobre o Black Country Living Museum aqui.

5. Jantar às alturas no Orelle

103 Colmore Row

O restaurante Orelle, no 24º andar do edifício 103 Colmore Row, possui uma das melhores vistas de Birmingham e tira proveito disso com janelões de vidro que vão do chão ao teto. Mas o skyline disputa a atenção com o belíssimo bar bem no centro do salão. Entre os pratos de apresentação impecável destacam-se o risoto de cogumelos e o tiramisù.

Continua após a publicidade

6. Hospedar-se no The Grand Hotel

1 Church Street

Winston Churchill, Charlie Chaplin e Tom Cruise, entre outros hóspedes ilustres, já passaram pelo The Grand Hotel. Inaugurado em 1879, o hotel coleciona ambientes classudos com ares vitorianos, ainda que suas acomodações tenham ganhado toques de modernidade — os hóspedes têm acesso à aulas online e tapetes para praticar yoga no quarto. Reserve sua hospedagem.

Leia tudo sobre Inglaterra

Continua após a publicidade

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • Inglaterra

Related posts

São Paulo: exposições no Farol Santander em 2025

Onde comer em Roma por até 5 euros

Vitória (ES): Parque Pedra da Cebola é um símbolo em área verde recuperada