Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira, 3, mostra que o presidente Lula lidera em todos os cenários eleitorais na disputa à Presidência em 2026. O adversário mais competitivo para o petista no segundo turno é o cantor Gusttavo Lima, que aparece com 35% contra 41% do presidente. Em outros cenários com nomes da direita, Lula registrou cerca de 10 pontos percentuais a frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do coach Pablo Marçal e do deputado federal Eduardo Bolsonaro. A rejeição do petista, no entanto, é de 49%. O ex- presidente Bolsonaro não foi testado por estar inelegível.
Em encontro no Palácio do Planalto, Lula chamou os novos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, de amigos. O petista também prometeu que vai sempre ouvir o Congresso antes de mandar projetos do governo, além disso garantiu que o Congresso não terá problemas na relação política com o Executivo. Alcolumbre disse que vai apoiar a agenda do governo e Hugo Motta ressaltou a harmonia entre os poderes.
E na abertura do ano do Judiciário, o presidente do STF, Luis Roberto Barroso, defendeu a atuação da Corte e afirmou que vê a Suprema Corte como alheia a paixões políticas. Em resposta a indiretas do Congresso, que tem criticado o Supremo nas questões envolvendo, principalmente, as emendas, o ministro disse que as decisões de magistrados são divisivas da sociedade e é natural que gerem insatisfação. Acompanhe o Giro Veja.
- Congresso
- Davi Alcolumbre
- Gusttavo Lima
- Hugo Motta
- Luís Roberto Barroso
- lula
- STF
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.