Casa Turismo Galleria Umberto I: símbolo do renascimento de Nápoles

Galleria Umberto I: símbolo do renascimento de Nápoles

por admin
0 Comente
galleria-umberto-i:-simbolo-do-renascimento-de-napoles
Arquitetura da Galeria Umberto I lembra a famosa Vittorio Emanuele II, em Milão (Palickap/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Continua após publicidade

Shopping centers modernos não costumam entrar em roteiros de viagem a cidades europeias. Mas os do passado são indispensáveis. Estamos falando das galerias europeias, como a Laffayette, em Paris, a Harrods, em Londres, e a Royales Saint-Hubert, de Bruxelas, para citar algumas. Em Nápoles, sul da Itália, a visita obrigatória é a Galeria Umberto I – nomeada em homenagem ao rei que governou a monarquia italiana até 1900. 

Erguida no final do século 19, a Galeria Umberto I é inspirada na igualmente famosa e ainda mais badalada Vittorio Emanuele, em Milão, a capital da moda europeia. Quem conhece ambas verá as semelhanças arquitetônicas, como o teto de vidro e ferro. 

Renascimento napolitano

Cerca de 20 anos após o início da construção da Vittorio Emanuele, a Galeria Umberto I começou a ser erguida, em 1887, e se tornou símbolo da revitalização de Nápoles, especialmente da região Santa Brígida à época, uma região de prostituição e jogos de azar. A ideia era a de que a construção de uma galeria luxuosa atrairia a população de outros bairros, especialmente a elite, mudando o destino do bairro. 

galeriaumberto
De cima, influência religioso no projeto da Galeria Umberto I fica visível (Kelly/Pexels)

O projeto do arquiteto Emanuele Rocco agrega um elemento religioso à construção: a galeria foi desenhada em formato de cruz, com quatro alas abobadadas e uma cúpula oval no centro com 57 metros de altura. Uma das alas se dirige para a via Toledo, a principal de Nápoles, e a outra se abre para o Teatro San Carlo, outro ponto turístico indispensável. 

Continua após a publicidade

Arquitetura é o ponto alto

A visita à Umberto vale pelo seu valor histórico e arquitetônico, que costuma embasbacar os visitantes. Mas a galeria também é palco de exibições de arte, concertos e desfiles de moda, que ocorrem sempre no centro da cruz. É preciso ter sorte para encontrar um espetáculo ocorrendo no momento da visita, mas dá para consultar a programação ao chegar na cidade.

Outro destaque do passeio pela Umberto é percorrer suas vitrines. Além de lojas de souvenires e marcas locais, grifes como a Sephora têm lojas no local. Vale tomar um gelato ou café para aproveitar melhor a visita. Um upgrade interessante é reservar um quarto no luxuoso hotel Art Resort – os quartos têm vista para a parte interna e externa da construção histórica. 

Continua após a publicidade

A Umberto I está aberta diariamente até bem tarde da noite, mas as lojas funcionam em horário comercial. Se deseja fazer compras, antecipe a visita. Após caminhar nas alas envidraçadas da Umberto I, aproveite para visitar o Teatro San Carlos, a Praça do Plebiscito e o Palácio Real, todos a poucos metros de distância.

Galleria Umberto I

Via Santa Brigida, 68, 80132

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Nápoles

Reserve hospedagem em Nápoles

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Itália
  • Nápoles

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?