Embaixada do Reino Unido no Brasil faz alerta sobre risco de golpes na solicitação do ETA

Embaixada do Reino Unido no Brasil faz alerta sobre risco de golpes na solicitação do ETA

 (Mohamed Hassan/Pixabay)

Continua após publicidade

Viajantes que tenham como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales devem providenciar antes da viagem uma Autorização Eletrônica de Viagem, ou simplesmente ETA, sigla em inglês para Electronic Travel Authorization. A medida passou a ser obrigatória em 8 de janeiro e quem tiver passaporte brasileiro é obrigado a providenciar o documento antes de embarcar.

Nesta quinta-feira (30), a Embaixada do Reino Unido no Brasil veio a público advertir sobre o risco de fraude: “Estamos cientes de que golpistas podem alegar oferecer esse serviço, mas alertamos que essas solicitações não são reconhecidas pelo governo britânico e são fraudulentas”, diz o comunicado.

A emissão do ETA custa hoje 10 libras esterlinas (cerca de 74 reais), mas a VT identificou um site que cobra 97 dólares pela emissão do documento. O governo britânico não aceita PIX, apenas cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay.

Canais oficiais para a emissão do ETA

Veja abaixo como como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), que deve ser feita por meio dos canais oficiais do Home Office, o departamento ministerial responsável pela segurança e imigração: 

  • Site oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA pelo computador: https://apply-for-an-eta.homeoffice.gov.uk/apply/electronic-travel-authorisation/how-to-apply
  • Aplicativo oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA via equipamento Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=uk.gov.HomeOffice.ho3
  • Aplicativo oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA via equipamento Apple: https://apps.apple.com/us/app/uk-eta/id6444912481

Continua após a publicidade

Na caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, onde é possível baixar os aplicativos oficiais, há muitas queixas dos usuários sobre travamento, problemas na hora de escanear o chip do passaporte e também recusa do cartão de crédito no momento do pagamento. Vale lembrar que para fazer o pagamento com cartão de crédito brasileiro é preciso liberar no aplicativo do banco a função para compras internacionais. Usuários atestaram que após diversas tentativas frustradas de emitir o ETA pelo aplicativo, foram melhor sucedidos no site do Home Office.

Sobre o ETA

Desde 8 de janeiro de 2025, brasileiros e demais pessoas sem nacionalidade britânica que pretendam viajar ao Reino Unido, para períodos de permanência inferiores a seis meses, precisam de uma autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization – ETA). A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos). 

O ETA é válido por até 2 anos e a autorização permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o cidadão obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar um novo ETA. 

Continua após a publicidade

Mesmo tendo um ETA válido em mãos, o brasileiro, ao ingressar no Reino Unido, ainda vai precisar passar por um oficial da imigração britânica. Ou seja, a aprovação da ETA não garante a entrada no Reino Unido. Informações adicionais podem ser encontradas no site oficial.

Saiba mais sobre o ETA

Leia tudo sobre o Reino Unido

Continua após a publicidade

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • Escócia
  • Inglaterra
  • Notícias
  • Reino Unido

Related posts

Terremoto em Santorini: abalos sísmicos são comuns na ilha?

Como circular em Lima, capital do Peru

Dolce & Gabbana ganha retrospectiva no Grand Palais em Paris