Casa Ultimas noticias Direita alemã defende independência dos EUA e tem pressa para governar

Direita alemã defende independência dos EUA e tem pressa para governar

por admin
0 Comente
direita-alema-defende-independencia-dos-eua-e-tem-pressa-para-governar
Friedrich Merz faz discurso a apoiadores na noite da eleição alemã – 23/02, 2025. (Photo by Odd ANDERSEN / AFP) (Odd Andersen/AFP)

Continua após publicidade

O líder do partido de centro-direita União Democrata Cristã (CDU) e vencedor das eleições alemãs deste domingo, 23, Friedrich Merz, está em curso para se tornar o chanceler da maior economia da Europa. Após a divulgação de pesquisas de boca de urna que colocaram os conservadores do CDU em primeiro lugar entre os partidos que vão compor a próxima legislatura do parlamento alemão, Merz celebrou o desempenho de seus aliados. “Bem-vindos a esta histórica noite de 23 de fevereiro de 2025. Nós vencemos essas eleições”, disse em seu discurso de vitória, em Berlim. O líder alemão enfatizou sua pressa para formar um governo de coalizão e, a partir disso, começar a governar. Em meio à aproximação entre os Estados Unidos de Donald Trump e a Rússia de Vladimir Putin — e o distanciamento do primeiro em relação à Europa, Merz aponta que o rápido fortalecimento do continente, em direção à “independência gradual em relação aos EUA”, é uma “prioridade absoluta”.

Mirando agilidade na integração europeia, as negociações para a formação de um governo na Alemanha não podem esperar, na avaliação do vencedor das eleições. “[O mundo lá fora] não está esperando por longas negociações e conversas de coalizão”, escreveu o político na rede social X (ex-Twitter). “Rússia e os Estados Unidos estão se encontrando — passando por cima da cabeça da Ucrânia e, portanto, também passando por cima das cabeças da Europa”. Merz diz que os holofotes agora estão sob a Alemanha e seus aliados se perguntam sobre quanto tempo será necessário para a formação de uma coalizão de governo. A aposta do líder conservador é que as tratativas com outros partidos podem ser bem-sucedidas antes da Páscoa, ou seja, em menos de um mês.

O CDU descarta a possibilidade de formar um governo se aliando com o segundo partido mais votado, o Alternativa Para a Alemanha (AfD), de extrema-direita. Com isso, sobram duas cartas na mesa para Merz, os social-democratas, liderados pelo hoje chanceler Olaf Scholz, e os Verdes. A depender do número de assentos no parlamento conquistado por cada um dos partidos, o CDU pode ser obrigado a formar uma coalizão de três partidos para ter maioria de votos, o que reduziria a sua influência no futuro governo. A condução do governo de Scholz, má avaliada pelos eleitores, resultou no pior resultado dos social-democratas em mais de 100 anos. O partido não ficou em primeiro ou segundo lugar na disputa, algo que não acontecia desde 1887 — evidenciando a fragmentação partidária no sistema político alemão. Uma coalizão que inclua ao menos o CDU e os social-democratas é extremamente provável, mas em reflexo da derrota deste domingo, Scholz disse que, pessoalmente, é carta fora do baralho: “Não serei um representante do SPD (seu partido) em um governo federal liderado pela CDU, nem o negociarei”.

  • Alemanha
  • Eleições
  • Estados Unidos

OFERTA RELÂMPAGO

Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?