Comidas que são a cara de Chicago em endereços tradicionais

Comidas que são a cara de Chicago em endereços tradicionais

Italian beef sandwich: criação ítalo-americana que é um clássico de Chicago (Portillo’s/Facebook/Divulgação)

Continua após publicidade

1. Deep dish pizza

Conhecida também como pizza ao estilo de Chicago, a deep dish pizza existe pelo menos desde 1943 e a teoria mais aceita é a de que tenha sido inventada na Pizzeria Uno. Com uma borda de três a quatro dedos de altura, recheio generoso e uma camada de molho de tomate por cima, a receita pode lembrar uma torta e foi se aperfeiçoando em outros estabelecimentos clássicos de Chicago. Entre as deep dish pizzas mais elogiadas está a da Gino’s East, em funcionamento desde 1966, da Lou Malnati’s, de 1971, e da Giordano’s, de 1974. Relatei a minha busca pela melhor deep dish pizza nesta outra matéria.

Deep dish pizza de queijo da Giordano’s (Giordano’s/Facebook/Reprodução)

2. Italian beef sandwich

Criado na década de 1930 por ítalo-americanos, o italian beef sandwich é outra comida icônica de Chicago. A ideia teria nascido da necessidade de comprar peças de carne mais duras (e, consequentemente, mais baratas), que eram cortadas em fatias bem fininhas e depois cozidas em seu próprio suco por longas horas. Na hora de comer, era só colocar a carne no pão acompanhada pela giardiniera, que é uma conserva de legumes. Para deixar o sanduba ainda mais saboroso, é comum molhar o pão no suco da carne ou adicionar uma linguiça ao recheio. A receita se tornou mais conhecido mundo afora com O Urso (2022), disponível no Disney+. A série foi inspirada em um estabelecimento real de Chicago chamado Mr. Beef, que prepara italian beef sandwiches desde 1979 – como fã da série, estive por lá e conto tudo nesta outra matéria. Mas existem endereços ainda mais tradicionais, como o Carms, aberto em 1929, e o Al’s, de 1938. Vale conferir ainda a versão mais gourmet criada pelo premiado chef James Beard no Kindling e o novato Ciccio, que afirma seguir uma antiga receita de família e recebeu a distinção Bib Gourmand pelo Guia Michelin.

“Giardiniera” caprichada no sanduíche do Mr. Beef (Facebook/Reprodução)

3. Hot dog

Um dos diferenciais do cachorro-quente ao estilo de Chicago é o pão com sementes de papoula. Sua versão completa, com todas as guarnições, leva mostarda, cebola, picles e fatias de tomate. E nem pense em pedir ketchup! Para os locais, é inaceitável colocar ketchup no hot dog — mais ou menos como os paulistas acham inaceitável colocar ketchup na pizza. Além de ser popularmente vendido em jogos esportivos, o cachorro-quente também é tradição em estabelecimentos como a Portillo’s, rede fundada em 1963 que hoje conta com quase 50 unidades de decoração vintage espalhadas por Chicago (a Portillo’s também serve o italian beef sandwich, do tópico acima). Outra opção clássica é o Jim’s Original Hot Dog, em funcionamento desde 1939 e conhecido por ficar aberto até 1h da manhã.

Continua após a publicidade

Hot dog como manda o figurino no Portillo’s (//Divulgação)

+ A Civitatis tem tour gastronômico por Chicago

4. Hambúrguer

Como boa cidade grande dos Estados Unidos, Chicago abriga várias hamburguerias excepcionais. Aqui, vamos nos concentrar em uma que merece destaque especial, a Au Cheval. Aberto em 2012, o célebre restaurante já teve o seu hambúrguer eleito o melhor do país pela Bon Appétit e acumula filas de esperas minha estratégia foi visitá-la no horário do almoço e durante a semana, quando consegui uma mesa de imediato. Os dois discos de hambúrguer são acompanhados por american cheese, molho de maionese e mostarda, picles, duas fatias grossas (e saborosíssimas) de bacon e um ovo frito com gela mole (“au cheval” significa, literalmente, “a cavalo”). Foi o melhor hambúrguer que já comi na vida. Dica: uma versão similar, porém menor, é vendida no restaurante-irmão Small Cheval, também em Chicago. O Au Cheval abriu uma filial em Nova York em 2019.

Au Cheval: perfeição em formato de hambúrguer (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

5. Tacos

Como Chicago possui uma das maiores populações mexicanas dos Estados Unidos, as taquerías também são uma parte importante da cena gastronômica. Há quase quinze anos servindo os sabores do estado mexicano de Jalisco em Chicago, os Zaragoza alcançaram um novo patamar de sucesso depois de participarem do documentário Na Rota do Taco (2019), disponível na Netflix. A família segue uma receita de cem anos e tem a sua própria criação de cabras, cuja carne é temperada e cozida por várias horas antes de ser servida sobre tortillas artesanais na Birrieria Zaragoza. Ficam à disposição guarnições como cebola, coentro, pimenta e limão para incrementar os tacos, que são prova de que o segredo para uma boa comida muitas vezes reside no simples. Em 2024, o estabelecimento recebeu a distinção Bib Gourmand, atribuído pelo Guia Michelin aos estabelecimentos que oferecem uma culinária de qualidade a preço moderado. Uma curiosidade é que há pouco tempo a Birrieria Zaragoza recebeu a visita do ator Jeremy Allen White, que interpreta o protagonista da série O Urso (já mencionada no tópico 2).

Continua após a publicidade

O simples e ótimo taco de birria (carne de caba) na Birrieria Zaragoza (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Leia tudo sobre Chicago

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

  • Chicago
  • Estados Unidos

Related posts

The Frick Collection reabre em Nova York com exposição de Vermeer

Lugares para conhecer a história de Ainda Estou Aqui

5 brechós de luxo para garimpar em Tóquio