Ceará: museu em Caucaia celebra cultura do caju

Ceará: museu em Caucaia celebra cultura do caju

Chácara na região metropolitana de Fortaleza serve de espaço para celebração do caju (Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Divulgação)

Continua após publicidade

Se você é ligado em música brasileira, já sabe que a cantora Liniker lançou um álbum com o nome de Caju – com várias referências a esse pseudofruto nas letras. Mas a inspiração dos cajueiros vai além do mundo musical: no Ceará, um museu inteiro se dedica a homenagear a cultura do caju.

Aliás, você sabia que o caju não é uma fruta, mas um pseudofruto? Em termos biológicos, a fruta é a castanha-de-caju, da qual o caju é um receptáculo.

De todo modo, o produto do cajueiro possui uma importância social tão grande para o estado do Ceará, um dos maiores produtores brasileiros de caju, que o turismólogo, educador e pesquisador Gerson Linhares inaugurou o Museu do Caju em 2007.

Todo o processo de cultivo no estado é responsável por gerar milhares de empregos diretos e indiretos. O museu funciona como um espaço cultural, ambiental e artístico – a visita é uma ótima pedida para famílias visitando a capital cearense. 

Como é o Museu do Caju?

Instalado em  uma chácara de 5 mil m² no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, a instituição dispõe de um grande acervo com centenas de objetos relativos ao caju.

Continua após a publicidade

Entre peças decorativas, pinturas, utensílios domésticos, esculturas e artesanatos representativos da influência dos cajueiros sobre a cultura local, os visitantes encontram em exibição a maquinaria utilizada para a produção do mocororó, uma bebida fermentada tipicamente indígena feita com caju.

Além disso, também é possível conhecer o curioso Fuscaju, um fusca temático completamente decorado com detalhes alusivos ao caju.

O Fusca foi personalizado para levar a proposta do museu a outros municípios do Ceará (Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Divulgação)

Continua após a publicidade

As atividades do museu buscam a valorização da “cajucultura”, explorando olfato, tato e paladar através do acervo. Por isso, no local estão disponíveis para venda produtos fabricados à base de caju e castanha, como doces, licores e afins. Dá até para colher um caju direto do pé.

Como visitar o Museu do Caju?

O museu fica localizado na Rua Mário Cordulino de Brito, 332 – Parque Guadalajara (Jurema), em Caucaia, a 20km da praia do Meireles. O funcionamento vai de segunda a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, abre das 9h às 16h.

Os ingressos custam R$5 por pessoa. No domingo, a entrada é gratuita. Visitas devem ser feitas mediante agendamento pelo número (85) 98835-9915. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do museu.

  • Brasil
  • cajueiro
  • Ceará
  • Nordeste do Brasil

Related posts

Visto americano: renovação sem entrevista volta para 12 meses

Como calcular o tempo ideal de conexão entre os voos

Lago Esmeralda é principal atrativo de Biritiba Mirim (SP)