Casa Turismo Cabo Frio: dicas para conhecer a Ilha do Japonês

Cabo Frio: dicas para conhecer a Ilha do Japonês

por admin
0 Comente
cabo-frio:-dicas-para-conhecer-a-ilha-do-japones
Atenção à tábua das marés para decidir a melhor maneira de chegar à ilha (Prefeitura Municipal de Cabo Frio/Reprodução)

Continua após publicidade

Uma das principais atrações de Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Ilha do Japonês é ideal para quem busca tranquilidade (exceto finais de semana e alta temporada, quando costuma lotar). O ambiente é rústico e simples, sem infraestrutura de quiosques ou restaurantes. Mas há boas áreas de sombras proporcionadas pelas árvores para descansar entre um mergulho e outro nas águas cristalinas.

Para visitar a ilha, é preciso planejar bem o meio de transporte e estar atento à tábua de marés:

Como chegar na Ilha do Japonês

O ponto de partida mais comum é uma área verde localizada às margens do Canal do Itajuru — região onde o manguezal e a vegetação costeira são predominantes. Ali há estacionamento para veículos, com valor médio de R$ 20, cobrado como taxa de proteção ambiental.

Se optar pela travessia a pé, a caminhada leva cerca de 15 minutos dependendo das condições da maré, já que a água pode passar do nível da cintura.

Se preferir o barco-táxi, o ponto fixo de embarque é no Terminal de Transatlânticos, no píer do fim da Avenida Assunção. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, diariamente. O preço fica em torno de R$ 15 por pessoa e a travessia leva cerca de dez minutos.

Continua após a publicidade

Consulte a tábua de marés

Para quem opta por fazer a travessia a pé ou nadando, é essencial conferir a tábua da maré no site da Marinha do Brasil, disponível aqui. Durante a maré baixa, revelam-se bancos de areia que criam verdadeiros corredores em meio à água cristalina. Esse também é o melhor momento para crianças brincarem com segurança na água.

Já na maré alta, o cenário muda. O nível da água sobe e as tonalidades de azul e verde se tornam mais intensas. A paisagem continua sendo bonita, mas a travessia se torna mais perigosa devido à corrente oceânica.

Aprenda a interpretar a tábua de marés

Outras dicas para a visita

  • Escolha os horários menos movimentados: evite finais de semana e feriados prolongados, quando a ilha pode ficar cheia. Os dias de semana são mais tranquilos para quem busca sossego.
  • Para garantir um lugar no estacionamento, chegue cedo, especialmente durante o verão e em feriados.
  • Se estiver carregando câmeras ou celulares, prefira o barco à travessia a pé.
  • É proibido o desembarque na Ilha do Japonês com animais, barracas de acampamento, produtos inflamáveis, isopor, churrasqueira e cooler a partir de 40 litros.
  • Como não há quiosques e restaurantes na ilha, leve tudo o que for precisar, como água, lanches e protetor solar.
  • Não há lixeiras no local, então o lixo produzido deve ser levado de volta.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Cabo Frio

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Cabo Frio
  • Região dos Lagos

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?