A gigante da eletrônica, Sony, surpreendeu o mercado nesta terça-feira, 27, ao revelar planos de demitir 900 funcionários em sua divisão de videogames, o equivalente a cerca de 8% de sua força de trabalho global. Além disso, a empresa também anunciou o fechamento de seu escritório em Londres.
O presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, comunicou à equipe que, após extensas análises e discussões de liderança, ficou evidente a necessidade de implementar mudanças para impulsionar a expansão dos negócios e o desenvolvimento da empresa.
As demissões não se restringirão à sede principal, afetando também três das subsidiárias mais bem-sucedidas da Sony: Insomniac (responsável por títulos como Homem-Aranha), Naughty Dog (criadora de The Last of Us) e Guerrilla (desenvolvedora de Horizon).
Este anúncio ocorre após uma queda nas ações da Sony no início deste mês, desencadeada pela notícia de uma revisão para baixo das projeções para seu console PlayStation 5. Este ano, mais de 6 mil profissionais do setor de videogames já perderam seus empregos devido aos desafios enfrentados pelo setor, incluindo aumento dos orçamentos e desaceleração dos gastos pós-pandemia, além do aumento das taxas de juros.