Índice
Continua após publicidade
Em tempos em que as telas são uma das principais opções de entretenimento, é curioso pensar no que as crianças usavam para se divertir cem anos atrás.
A reflexão sobre as mudanças nas formas de brincar ao longo do último século surge naturalmente ao visitar o Museu dos Brinquedos, instituição criada em 2006 a partir de uma coleção particular.
A paixão da mineira Luiza de Azevedo Meyer pelas memórias e emoções que esses objetos carregam a levaram a construir um acervo com cerca de 5 mil brinquedos ao longo da vida. Após o seu falecimento em 2000, sua família criou o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer para preservar essa amor e a diversão proporcionada por esses objetos.
Atualmente, de todo o acervo, 800 brinquedos de diversos tipos e origens estão em exposição permanente, possibilitando um mergulho em lembranças de outros tempos para quem visita e um legado sobre a importância de brincar para os pequenos.
Brinquedos oferecem reflexão sobre transformações históricas e sociais
As bonecas feitas com diferentes materiais – porcelana, madeira, borracha, pano e plástico – são indício de como as mudanças na sociedade e na indústria também tiveram impacto sobre os brinquedos.
Continua após a publicidade
Essas transformações sociais são visíveis em objetos como a primeira máquina de costura feita para crianças e a seção do museu com caixas de som com antigas melodias. Mas diferentemente de outras instituições, no Museu do Brinquedo essas mudanças não ficam apenas visíveis aos olhos: são disponibilizadas réplicas atuais dos objetos em exposição para que os visitantes desfrutem do verdadeiro propósito da coleção: o brincar.
E além dos brinquedos, um dos principais atrativos do Museu são as atividades lúdicas, oficinas e eventos realizados por lá, incluindo contação de histórias, apresentações musicais, teatrais e circenses. As crianças podem ser divertir com as atividades e, de quebra, os adultos curtem a nostalgia da infância.
Como visitar o Museu dos Brinquedos
O Museu dos Brinquedos está localizado na Av. Afonso Pena, 2564, bairro de Funcionários, em Belo Horizonte. A instituição funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos sábados, fica aberto das 10h às 17h, com fechamento ao meio-dia. As entradas custam R$ 40 reais e a meia-entrada, R$ 20.
Continua após a publicidade
![museu do brinquedo museu do brinquedo](https://viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/02/img_20140731_143945731_hdr-320x320-1.jpg?quality=70&strip=info&w=320)
Aproveitando o período de férias, os interessados podem acompanhar a programação para a temporada disponível no site oficial e nas redes sociais da instituição.
Leia tudo sobre BH
Reserve hospedagem em BH
Continua após a publicidade
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
- Belo Horizonte
- criança
- diversão
- Minas Gerais
- Viagem com crianças