Índice
Continua após publicidade
O verão em Florianópolis atrai milhares de turistas do Brasil e de países vizinhos interessados em conhecer os encantos da “Ilha da Magia”. São 42 praias e outras pequenas ilhas pela costa dotadas de muitas belezas. Mas como nem tudo é perfeito, a cidade tem um trânsito muitas vezes impraticável, sobretudo no verão. Fato é que uma das praias mais simpáticas da ilha é a Joaquina, ou simplesmente Joaca.
Com aproximadamente 3 quilômetros de extensão, a Joaquina fica em uma posição privilegiada, a apenas 15 km do centro e 7,5 km da praia do Campeche, outra joia da cidade. A Joaca fica logo após a Lagoa da Conceição e próxima da praia Mole, cujo nome é inspirado na textura da areia fofa. Prepare o espírito: a água quase sempre é geladíssima.
Lençóis “joaquinenses” criam desenhos nas dunas de Floripa
A praia da Joaquina possui um grande cinturão de dunas, algumas tão altas a ponto de serem confundidas com os sambaquis – construções formadas por conchas, ossos, calcário e outros remanescentes datados de milhares de anos.
Nos períodos de chuva, a água é capaz de desenhar nesse cinturão de areia uma centena de pequenas piscinas naturais, gerando uma formação que pode lembrar vagamente os Lençóis Maranhenses. O esforço pela preservação desse fenômeno inspirou a criação do Parque Natural das Dunas da Lagoa da Conceição, dedicado à conservação dos ecossistemas de dunas fixas, semi-fixas, móveis e de restinga.
Continua após a publicidade
Joaca: a queridinha dos surfistas
A Joaquina foi adotada pelos surfistas locais ainda na década de 1970, quando os primeiros campeonatos de surfe começaram a ser disputados na região. Desde então, a infraestrutura da praia tem se tornado cada vez mais atrativa e hoje reúne lojinhas, restaurantes, hotéis e estacionamentos. A praia também dispõe de duchas e sanitários.
Se as águas da Joaquina têm vocação para o surfe graças às grandes ondas, a faixa de areia também tem os seus devotos: os praticantes de futebol, vôlei e beach tennis. A modalidade do tênis de areia conta com pelo menos quatro quadras para a prática de quem se entusiasmar.
Continua após a publicidade
A praia também guarda vestígios da ocupação pré-histórica da região. Por lá é possível encontrar remanescentes das chamadas oficinas líticas, marcas nas pedras que as populações pré-coloniais utilizavam para produzir e amolar artefatos diversos.
Na lateral, o Pico do Costão é a última divisa da Joaquina e oferece um ângulo mais alto sobre as pedras, ideal para fotografar toda a praia ou curtir um pôr-do-sol no fim do dia.
A praia também reúne adeptos do sandboard. Os sinais são evidentes: à direita de quem chega é só seguir o caminho das dunas, onde há aluguel de pranchas.
Continua após a publicidade
Leia tudo sobre Florianópolis
Busque hospedagem em Florianópolis
Encontre o melhor voo para Florianópolis
Continua após a publicidade
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
- Brasil
- Florianópolis
- Praia Joaquina
- Santa Catarina