Perfeitos para quem quer aderir ao movimento “sober curious”, os drinks sem álcool são uma boa pedida para os brindes de fim de ano (imagem meramente ilustrativa) – Foto: Getty Images
Por Artur Tavares
A tendência dos mocktails está ganhando força, de São Paulo às praias do Brasil, acompanhando o movimento “sober curious“ (“sobriedade consciente”, em tradução livre), que incentiva uma relação mais equilibrada com o consumo de álcool. Esses drinks sem álcool têm conquistado espaço com combinações criativas e cheias de personalidade, mostrando que é possível brindar de forma diferente.
De bares premiados a restaurantes em destinos turísticos, os mocktails trazem frescor, inovação e ingredientes locais, redefinindo o jeito de celebrar com sabor e estilo. Veja uma lista para provar neste verão:
Alquimia pura
No Cordial, o bar mais despojado de Gabriel Santana, o gim e o rum sem álcool são feitos em casa. “Preparamos um chá bem concentrado com as especiarias que representam cada uma das bebidas. Esses chás são misturados nas receitas para trazer lembranças no paladar sem que haja realmente álcool”, ele explica. O Mai Mai vai com rum caseiro sem álcool, cordial de laranja, amêndoas e limão tahiti. Já o Ginger 0% é preparado com gim caseiro sem álcool, chá verde com gengibre, uva, hortelã e flor de Sabugueiro.
Cordial Bar
Rua Epitácio Pessoa, 32, República, São Paulo
De frente para o mar
Parê, em homenagem à mais antiga funcionária, feito com café expresso, mel de maracujá, suco de limão e cumaru – Foto: Divulgação
Um dos hotéis mais tradicionais de Búzios, construído em 1974, o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa tem dois restaurantes que atendem hóspedes e o público que visita o balneário fluminense. Na 74 Osteria, os mocktails exploram sabores tropicais. O Sorrento traz uma soda de cupuaçu, complementada com abacaxi, limão e uma leve espuma de coco, enquanto o Florença combina maracujá e yuzu com suco de laranja.
No 74 Restaurant, a busca é por sabores mais exóticos. O Poppy combina uma redução de morango com cereja, suco de abacaxi e espuma de tangerina. Já Amanda traz soda de maracujá, capim-limão e uma espuma de gengibre, enquanto Aninha é um chá de frutas vermelhas e limão.
74 Osteria e 74 Restaurant
Casas Brancas Boutique Hotel & SPA, Rua Alto do Humaitá, 10, Centro, Armação dos Búzios
Café? Com certeza!
Thi e Thi, mocktail com cold brew da Casa Hario – Foto: Neuton Araujo
Recém-inaugurada no bairro do Itaim Bibi, a Casa Hario é totalmente dedicada ao café. Unindo experiências de loja, bar e restaurante, o espaço tem drinks sem álcool para quem quer ir além do coado tradicional. O Thi e Thi combina cold brew, 1883 de baunilha e suco de limão tahiti, entregando uma bebida leve e refrescante. Já o Sabugoro é feito com água com gás, flor de sabugueiro e mix cítrico, sem café.
Casa Hario
Rua Manuel Guedes, 426, Itaim Bibi, São Paulo
Clássicos nacionais
Garapah Zero, drink sem álcool do Selvagem – Foto: Rodolfo Regini
No Brasil da botecagem, um bom almoço aos finais de semana não está completo sem uma caipirinha ou então uma batida de frutas, seja de coco ou abacaxi. No Selvagem, agradável restaurante localizado no coração do Parque do Ibirapuera, há mocktails com as duas opções. O Garapah Zero vai com purê de maracujá com gengibre, caldo de cana, água de coco, espuma de gengibre e folha de limão, combinando acidez, picância e dulçor em uma bebida bastante equilibrada.
Já o Coco Free é preparado com leite de coco, água de coco, leite condensado, espuma de coco e coco desidratado. Com tantas texturas diferentes, o mocktail é encorpado, leve, fresco e adocicado.
Selvagem Ibirapuera
Av. Quarto Centenário, 454 – Portão 5, São Paulo
Com um pé na história
Tereré de Paraty, mocktail do Banana da Terra – Foto: Incríveis Paraty
De frente para o mar e de costas para a montanha, Paraty é uma cidade que oferece muitas belezas, e muitos sabores também. A proximidade direta com áreas preservadas de Mata Atlântica abastece a cidade de produtos exóticos, entre eles frutas como o buriti. Ele é a estrela do Tereré de Paraty, servido no restaurante Banana da Terra, acompanhando o mate com gengibre e o abacaxi. Uma pedida perfeita antes ou depois de um passeio de barco ou de um tour pelas ruas preservadas da cidade na costa do Rio de Janeiro.
Banana da Terra
Rua Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico, Paraty
Tan Tan
Lady B, do Tan Tan – Foto: Divulgação
Único bar brasileiro a entrar na lista dos melhores do mundo na premiação 50 Best em 2024, o Tan Tan tem duas opções bem brasileiras de mocktails em seu cardápio. A mistura que serve de base no Lady B é chamada carinhosamente de “pão de mel” pela equipe do head bartender Caio Carvalhaes: “O cacau e o mel entram em forma de xarope”, ele explica. “Então, misturamos o pão de mel em uma cajuína e completamos com a água tônica.”
Com uma belíssima cor avermelhada, o Tampico é feito com um cordial de acerola e dill, xarope de maracujá e um “elixir” de priprioca, que é segredo da casa e um ótimo convite para que você vá até lá provar.
Tan Tan
Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, São Paulo