Índice
Continua após publicidade
O Rio de Janeiro ‘ganhou’ um novo recanto à beira-mar para chamar de sua: trata-se da Praia da Glória, no bairro homônimo.
Após décadas de impurezas no mar, o monitoramento das águas e os testes de balneabilidade voltaram a indicar que o local é próprio para banho, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com última atualização em 6 de fevereiro. Até espécies de animais marinhos que não eram avistados há muito tempo estão voltando ao lugar.
O apelido carinhoso também não é por acaso: a “prainha” conta com uma faixa de areia de somente 350 metros, escondida entre a ponta diante da Marina da Glória e o posto zero da praia do Flamengo, localizado logo ao lado. Mesmo assim, a novidade tem sido muito apreciada por moradores da região e turistas, graças ao movimento tranquilo das águas e dos visitantes.
Novo point é cenário antigo da história do Rio
Apesar da novidade, a relação entre a prainha e os cariocas é de longa data. O trecho de areia na Glória no passado já foi chamado de praia Dom Pedro I, no século 19, e aparece até em trechos de Dom Casmurro, obra de Machado de Assis.
Mais tarde, o local ganhou o nome de praia do Russel, graças ao empresário inglês John Russel, que tinha um palacete de frente para a praia. Eventualmente, a residência foi demolida para dar lugar ao Hotel Glória, que durante o século 20 foi um dos mais luxuosos da cidade.
Continua após a publicidade
Nessa época, a faixa de praia era grande e o mar chegava até às ruas próximas do hotel. Com as transformações da região para a construção do Parque do Flamengo, nos anos 1960, o local foi aterrado e a praia desapareceu.
Hoje, resta apenas a prainha, redescoberta recentemente. Para acessá-la basta descer na estação de metrô da Glória e caminhar em direção à orla.
@zenomundo Prainha da Glória 📍 #praia #riodejaneiro #viagem #viajante #praiadaglória
♬ som original – Zé no Mundo
Continua após a publicidade
Como uma nova praia surgiu no Rio de Janeiro?
A redescoberta da prainha da Glória só foi possível a partir de 2023, quando a água da região voltou a estar limpa. Isso aconteceu graças a duas medidas de saneamento básico.
A primeira envolve o rio da Carioca, que nasce na floresta da Tijuca e passa por vários bairros da cidade até desembocar na Baía de Guanabara. Antes, esse curso de água tinha uma saída diretamente na praia do Flamengo, o que fazia cerca de 20 milhões de litros de água contaminada serem despejados diretamente na praia.
Uma obra de desvio direcionou esses resíduos para um interceptor oceânico, uma enorme estrutura subterrânea de saneamento que vai da Glória até Copacabana e leva o esgoto a uma estação de tratamento.
Continua após a publicidade
Depois desse desvio, o próprio interceptor oceânico passou por uma grande faxina em 2023, período no qual voltou a operar na sua máxima capacidade, limpando de vez a água da região.
Leia tudo sobre o Rio de Janeiro
Reserve hospedagem no Rio de Janeiro
Continua após a publicidade
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
- Glória
- Rio de Janiero