Com uma delegação mais enxuta, o governo brasileiro será representado no Fórum Econômico Mundial de Davos pelo ministro de Minas e Energia, que chega hoje à Suíça.
Enquanto Lula e outros ministros permaneceram no Brasil ocupados com a reforma tributária e fiscal, Alexandre Silveira tem a missão de atrair investidores e fazer articulações importantes para a COP 30, que acontece em Belém no final do ano.
A empreitada ganha contornos mais complexos com as últimas declarações do presidente americano Donald Trump, que ao tomar posse ontem, deu sinais de que vai privilegiar combustíveis fósseis em detrimento de outras formas de energia limpa. Como a sustentabilidade e a ação climática são tópicos centrais no Forum de Davos, a expectativa da delegação brasileira é que os preparativos para a COP 30 liderados pelo Brasil ganhem destaque nas discussões.
Além de Alexandre Silveira, estarão em Davos também o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o governador do Pará, Helder Barbalho.
- Radar Econômico
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.