Rihanna em”Oito Mulheres e um Segredo” (2018) – Foto: Divulgação
Que a cultura pop está inserida de maneira direta no cinema, isso já sabemos. No entanto, nos últimos anos, tivemos uma ascensão gigantesca dos ídolos da música invadindo as telonas. Seja em histórias que remetem a sua vida de popstar ou em desafios maiores, os artistas mostraram que estão acada vez mais assumindo papéis desafiadores em filmes de drama, ação e comédia. Veja abaixo as estrelas que vêm ampliando seus horizontes e consolidando suas carreiras também no cinema.
Recém visitante do Brasil, na qual fez shows em três cidades, Sting atuou na primeira versão de “Duna”, do falecido diretor David Lynch. Na obra de “1984”, o britânico interpretou Feyd-Rautha Harkonnen – que na segunda versão, dirigido por Denis Villeneuve, foi vivido pelo ator Austin Butler.
Impossível falar de cinema e música sem citar Jennifer Lopez, a cantora apresentou seu primeiro trabalho em 1997, com a biografia da cantora Selena Quintanilla, nomeada como “Selena”. Mais tarde, ela se consagrou no universo do cinema e conciliou com a música, interpretando noivas, estrelas pop, agentes federais e assassinos, entre outros personagens.
Beyoncé também teve seu momento em “Dreamgirls”, de 2006, dirigido por Bill Condon e baseado na história das Supremes. Na história, Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) é um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Tudo muda quando Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones (Beyoncé), Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) e Effie White (Jennifer Hudson). Mais tarde, Beyoncé aparece em “Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro” (2002), “Obsessiva” (2009) e “O Rei Leão” (2019), dublando Nala.
Atração do Lollapalooza 2025, Justin Timberlake também teve seu momento de glória no cinema. Em 2010, ele interpretou Sean Parker em “A Rede Social”, filme de David Fincher. Já a Comédia romântica “Amizade Colorida” veio em seguida, em 2011, junto com “O Preço do Amanhã”. Seus trabalhos mais recentes são “Palmer” (2021) e “Camaleões” (2023).
A cantora, ou melhor, empresária, Rihanna colaborou no filme de ficção científica “Battleship: A Batalha dos Mares” (2012). No entanto, foi em “Oito Mulheres e um Segredo” (2018) que seu lado atriz foi mais exaltado. No filme, ela interpreta uma hacker ao lado de Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway, entre outras atrizes. Em 2019, “Guava Island” foi lançado. Na história, retratada na Ilha Guava, um músico local está determinado a produzir um festival para todos desfrutarem. O suspense tropical é estrelado por Donald Glover e a dona do hit “Work”.
Harry Styles estreou nas telonas em “Dunkirk” (2017), um drama de guerra dirigido por Christopher Nolan, onde surpreendeu pela atuação convincente. Em 2022, ele voltou aos cinemas com “Não Se Preocupe, Querida”, um suspense psicológico, e “Meu Policial”, que retrata um triângulo amoroso.
Outra artista que pegou gosto pelo cinema foi Lady Gaga. Tudo começou com “Nasce uma Estrela” (2018), filme pelo qual venceu o Oscar de Melhor Canção Original por Shallow. Anos depois, interpretou Patrizia Reggiani em Casa Gucci (2021), mergulhando no universo da moda. Por fim, em 2024, “Coringa: Delírio a Dois”, no qual trabalhou com Joaquin Phoenix.
Dua Lipa faz sua estreia nas telonas dando vida a uma das variações de “Barbie” (2023). No longa, a cantora é a Barbie Sereia, o que faz que todas as suas aparições fiquem limitadas aos momentos em que os personagens de Margot Robbie e Ryan Gosling estão na praia.
A cantora Rosalía teve uma participação especial no filme “Dor e Gloria” (2019) de Pedro Almodóvar, onde canta ao lado de Penélope Cruz. Na obra, estrelada por Antonio Bandeiras, o personagem Salvador Mallo, diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. Mais recente, Omar Apollo atuou com Daniel Craig em “Queer” (2024), novo filme de Luca Guadagnino, conhecido por filmes como “Me Chame Pelo Seu Nome” (2017) e “Rivais” (2024).
Em um futuro próximo
Charli xcx estrelará “The Moment”, filme produzido pela A24 que ela mesma criou. De acordo com a Variety, o projeto também será produzido pela Studio365, empresa da artista britânica de 32 anos. O longa terá direção estreante do fotógrafo Aidan Zamiri, enquanto a trilha sonora será criada por A. G. Cook, que colaborou com a cantora em diversas músicas.
Outro “novo contratado” no universo do cinema é Frank Ocean, que não lança um disco desde 2016. Segundo a Variety, o artista está na Cidade do México conduzindo suas primeiras filmagens como diretor. Os detalhes do roteiro ainda não foram divulgados, mas até o momento a atriz canadense Taylor Russell e o ator britânico David Jonsson são os protagonistas do novo trabalho. Nada mais foi anunciado.