Continua após publicidade
O juiz Paul Engelmayer, de Manhattan, no Estados Unidos, bloqueou o acesso do Departamento de Eficiência Governamental, comandado por Elon Musk, aos sistemas do governo usados para processar pagamentos. A suspensão temporária, divulgada neste sábado, 8, também se estende a outros nomeados de Donald Trump.
A ordem judicial atendeu ao pedido de um grupo de 19 estados, de maioria democrata, e cita o risco de vazamento de informações confidenciais, já que, segundo a coalizão, o departamento conhecido pela sigla Doge não tem permissão legal para acessar os sistemas do Tesouro.
Além de bloquear o acesso temporariamente, decisão que deve ser reavaliada no próximo dia 14 de fevereiro, quando Engelmayer se reunirá com outro juiz para discutir o caso, a ordem também determina a destruição de qualquer informação que tenha sido copiada ou baixada desses sistemas.
Os programas em questão são utilizados para processar trilhões de dólares em pagamentos. O secretário do Tesouro Scott Bessent já havia afirmado que o chefe do Doge não afetaria as atividades da pasta, mas, de acordo com o juiz, Musk e os outros afetados pela decisão podem colocar em risco o financiamento federal para os estados, além de programas voltados para clínicas de saúde, creches e iniciativas climáticas.
A decisão foi comemorada pelo escritório que lidera o caso. “Sabíamos que a escolha do governo Trump de conceder esse acesso a indivíduos não autorizados era ilegal e, nesta manhã, um tribunal federal concordou”, disse Letitia James, procuradora de Nova York.
Continua após a publicidade
A criação do Doge foi anunciada durante a campanha do republicano, quando Trump prometeu conceder amplos poderes a Musk para que ele cortasse os custos federais. Em três semanas de governo, a parceria entre os bilionários mostrou a que veio, fazendo cortes em massa de funcionários, bloqueando programas de financiamento internacional e afetando a atividade de agências responsáveis por programas essenciais.
- Donald Trump
- Elon Musk
- Estados Unidos
OFERTA DE VERÃO
Sua oportunidade neste começo de ano!
Assine sua revista favorita a partir de R$ 29,90.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.