Casa Turismo Alagoas: Justiça suspende visitas à Lagoa Azul, em Maragogi

Alagoas: Justiça suspende visitas à Lagoa Azul, em Maragogi

por admin
0 Comente
alagoas:-justica-suspende-visitas-a-lagoa-azul,-em-maragogi
Lagoa Azul chama atenção pelas águas cristalinas (Marco Ankosqui/MTur/Flickr)

Continua após publicidade

A Justiça Federal de Alagoas determinou a suspensão imediata de todos os passeios e visitas à Lagoa Azul, localizada em Maragogi, no litoral norte do estado. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal, que contesta os danos ambientais causados pela atividade turística na região, que recebe o apelido de “Caribe brasileiro” por suas águas cristalinas a areias brancas.

No pedido, o MPF põe em xeque a validade de um decreto municipal de 2022 que havia autorizado a exploração turística da área. O procurador responsável alegou que o decreto violava normas ambientais federais ao permitir atividades turísticas em uma região inserida em unidade de conservação marinha do Brasil — no caso, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A demanda foi acatada pela justiça, que considerou que o plano de manejo da APA não considerava a exploração comercial e turística da lagoa, localizada na Praia de Antunes.

Ambos os órgãos federais argumentam que tais atividades representam risco à biodiversidade e à vida marinha do ecossistema local — especialmente, no que diz respeito aos recifes de corais da lagoa.

Entre as medidas determinadas pela liminar, estão a suspensão dos efeitos do Decreto n.º 046/2022 (aquele que havia autorizado a atividade turística no local) e de todas as atividades turísticas incompatíveis com o plano de manejo da APA Costa dos Corais, especialmente a visitação à Lagoa Azul.

Com a suspensão do decreto, estão suspensos, também, os alvarás emitidos para autorizar a visitação turística na área.

Continua após a publicidade

Para fazer valer a medida, o JF-AL determinou, ainda, a intensificação da fiscalização na Lagoa Azul e a realização de campanhas publicitárias oficiais nos meios de comunicação para informar sobre a suspensão das atividades turísticas, com aplicação de multa diária em caso de descumprimento.

O que diz a Prefeitura de Maragogi

Para responder à decisão, a prefeitura de Maragogi emitiu uma nota em que alega que “a decisão foi proferida sem que a gestão municipal fosse consultada previamente” e que, apesar de respeitar a decisão judicial, “discorda veementemente do seu teor, pois compreende que a regulamentação municipal foi elaborada com base na legislação vigente e buscando conciliar o desenvolvimento sustentável da região com a preservação ambiental.”

Confira a nota na íntegra: 

“A Prefeitura de Maragogi informa que tomou conhecimento da decisão liminar proferida nos autos do Processo n° 0800244-96.2025.4.05.8000, que determina a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal n° 046/2022, afetando diretamente a visitação turística à Lagoa Azul.

Cumpre esclarecer que a referida decisão foi proferida sem que houvesse a oitiva prévia da gestão municipal, impossibilitando a apresentação de esclarecimentos e da defesa do interesse da coletividade afetada.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Maragogi, em respeito ao Estado Democrático de Direito e às instituições judiciais, respeita a decisão judicial. Contudo, discorda veementemente do seu teor, pois compreende que a regulamentação municipal foi elaborada com base na legislação vigente e buscando conciliar o desenvolvimento sustentável da região com a preservação ambiental. Dessa forma, a administração municipal adotará todas as medidas judiciais cabíveis para reverter essa decisão e restabelecer o pleno funcionamento da atividade turística na Lagoa Azul. Paralelamente, a Prefeitura está envidando esforços para amenizar os impactos sociais e econômicos causados pela referida decisão, adotando novas medidas administrativas para minimizar os prejuízos das famílias afetadas e garantir a segurança jurídica dos trabalhadores que dependem do setor turístico.

Reiteramos que todas as demais piscinas naturais e demais atrativos turísticos do município estão funcionando normalmente e continuam a oferecer experiências memoráveis aos visitantes. Os turistas podem ter a certeza de que serão bem recebidos e contarão com toda a infraestrutura e acolhimento característicos de Maragogi.

A Prefeitura de Maragogi reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e o bem-estar social da população local. Seguiremos atuando firmemente na defesa dos interesses do município e na busca por soluções que garantam o equilíbrio entre proteção ambiental e o direito ao trabalho e à prosperidade econômica de nossa cidade”.

Leia tudo sobre Maragogi

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Notícias

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?