Os primeiros números da estreia internacional de Ainda Estou Aqui começaram a sair, e são boas notícias para o longa brasileiro. Em Portugal, o longa de Walter Salles liderou o ranking de bilheteria com 256 mil dólares (cerca de R$ 1,548 milhão na cotação atual), de acordo com dados do site Box Office Mojo. Essa é a segunda maior arrecadação de um filme brasileiro no país europeu — que abriga uma vasta comunidade de imigrantes brasileiros — atrás apenas de Tropa de Elite.
Já nos Estados Unidos, onde ainda conta apenas com exibições especiais, em um circuito restrito, o filme arrecadou 125 mil dólares nos primeiros dias em cartaz — apesar do valor agregado ser baixo, a trama está sendo exibida, até o momento, em apenas 5 salas, o que dá ao longa brasileiro uma média de 25 mil dólares faturados por sala de exibição — o maior entre os filmes atualmente em cartaz. A título de comparação, O Brutalista, um dos favoritos ao Oscar, fatura cerca de 5,8 mil dólares por sala.
Globalmente, Ainda Estou Aqui arrecadou, até o momento, 13,5 milhões de dólares, o que representa cerca de 82 milhões de reais na cotação atual. Nos Estados Unidos, o filme de Walter Salles entrou em cartaz na última sexta-feira, 17, com exibições concentradas em cinemas de Nova York e Los Angeles — os dois mercados concentram a maior parte dos votantes do Oscar, e são indispensáveis para a campanha do filme e de Fernanda Torres ao prêmio. Nas próximas semanas, no entanto, o filme deve abrir em outras cidades do país, com estimativa de que seja exibido em cerca de 500 salas até o início de fevereiro.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
- ainda estou aqui
- bilheteria
- Cinema
- Cinema Brasileiro
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.