Casa Turismo Roma reabre ao público passagem secreta dos papas

Roma reabre ao público passagem secreta dos papas

por admin
0 Comente
roma-reabre-ao-publico-passagem-secreta-dos-papas
Passarela elevada tem 800 metros de comprimento em sua maior extensão (Hugo DK/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Continua após publicidade

Graças ao Jubileu 2025, diversas atrações em Roma estão com uma programação especial. Uma delas é o caminho do Passetto di Borgo, uma rota que conecta o Vaticano e o Castelo de Santo Ângelo (Castel Sant’ Angelo). Sob o passadiço arqueado ao ar livre, esconde-se uma passagem que serviu como rota de fuga ao longo dos séculos. A passarela voltou ao imaginário em anos recentes após aparecer no livro Anjos e Demônios, obra de Dan Brown que se passa em Roma e que ganhou uma famosa adaptação para os cinemas em 2009.

A passagem fortificada foi erguida originalmente em 1277 e sobreviveu a centenas de episódios históricos de Roma. Após um trabalho de restauração que durou cerca de seis meses, o caminho com 800 metros de comprimento no trecho mais longo foi reaberto em dezembro de 2024 e está disponível para visitação.

A história do Passetto di Borgo

O Passetto foi construído durante o século 13, por encomenda do Papa Nicolau III. A ligação une o Vaticano ao Castelo de Santo Ângelo, erguido originalmente como o mausoléu do imperador romano Adriano.

O Castelo, que um dia foi o edifício mais alto de Roma, já serviu como fortaleza, palácio e uma prisão. A construção aparece como cenário da ópera Tosca de Puccini e na franquia de jogos Assassin’s Creed. Hoje, o Castelo é sede do Museo Nazionale di Castel Sant’ Angelo – também aberto para visitação.

passetto-castel-santangelo
Trecho final do passetto na chegada ao Castel Sant’ Angelo (ROFI44WIK/ CC-BY-SA-3.0/Wikimedia Commons)

Continua após a publicidade

Durante o auge da Idade Média e do Renascimento Florentino, pelo menos dois papas salvaram a própria vida utilizando o Passetto para fugir até o edifício histórico. Em 1494, o Papa Alexandre VI, nascido Rodrigo Borgia, escapou das milícias do francês Carlos VIII, refugiando-se no Castelo. Já em 1527 ocorreu a fuga mais famosa, quando o Papa Clemente VII, nascido Giulio de Medici, também se refugiou na fortaleza durante o Saque de Roma pelas tropas rebeldes de Carlos V.

Como visitar o Passetto di Borgo

A visita ao Passetto deve ser reservada no site oficial, que atualmente tem datas disponíveis apenas até o fim de fevereiro. Os ingressos custam de 16 a 28 euros, dependendo do horário e tipo de visita contratada – são duas opções diurnas e uma noturna. A saída para o passeio é na Piazza della Città Leonina, na esquina da Via del Mascherino.

Já a visitação ao Castelo de Sant’Ângelo custa a partir de 20 euros e oferece acesso às exposições do edifício com audioguias e interiores com coleções de arte e objetos militares históricos.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Roma

Reserve hospedagem em Roma

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Itália
  • Roma
  • Vaticano

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?