Casa Turismo Cai alíquota do IOF para compras no exterior com cartão de crédito

Cai alíquota do IOF para compras no exterior com cartão de crédito

por admin
0 Comente
cai-aliquota-do-iof-para-compras-no-exterior-com-cartao-de-credito
Meta é zerar o IOF sobre compras internacionais até 2028 (PXHere/Reprodução)

Continua após publicidade

A taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado de compras internacionais caiu para 3,38% em 2025 — uma redução de um ponto percentual da taxa aplicada em 2024. A redução faz parte de um compromisso do governo brasileiro de extinguir a cobrança até 2028, um dos critérios exigidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Para atingir esta meta, desde 2022, a taxa é reduzida em 1% a cada ano, até zerar no dia 2 de janeiro de 2028. No caso das compras internacionais, o IOF incide sobre transações feitas com o cartão de crédito (inclusive online), com cartões pré-pagos e com o cheque especial. A cobrança é ainda aplicada sobre empréstimos, resgate de valores mobiliários, seguros e compra e venda de moedas estrangeiras, além de transferências para o exterior e saques internacionais.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), no terceiro trimestre de 2024, os brasileiros gastaram com cartões no exterior um total de 4,1 bilhões de dólares (R$25,03 bilhões, na cotação atual), um aumento de 13,4% comparado ao mesmo período de 2023.

Aumento do IOF está descartado

Apesar do decreto que prevê a extinção do IOF sobre compras internacionais, foi aventada a possibilidade do governo federal voltar a aumentar a alíquota do imposto para conter o crescimento do preço do dólar no país. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou esta possibilidade afirmando que não há no governo “discussão sobre mudar o regime cambial no Brasil e nem de aumentar imposto com esse objetivo”.

Como será a redução do IOF sobre transações internacionais

  • 3,38% em 2025
  • 2,38% em 2026
  • 1,38% em 2027
  • 0,0% a partir de 2028

Continua após a publicidade

Até que a alíquota caia a zero, a maneira mais vantajosa de realizar gastos no exterior continua sendo os cartões de débito de contas globais, que cobram IOF de 1,1%; saiba mais.

Leia tudo do Manual do Viajante

Newsletter

Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • compras no exterior
  • IOF

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

noticias recentes

as mais lidas

Fame Mazine 2025 © Todos direitos reservados

Criado por Fenix (54)99950.4379

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?