Índice
Os vencimentos do calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 começam a valer hoje, 13, para veículos que tem 1 como o número final da placa.
Os contribuintes podem optar por antecipar o pagamento do imposto em janeiro, em cota única, com desconto de 3%, pagar integralmente em fevereiro, sem desconto ou parcelar em até cinco vezes (janeiro, fevereiro, março, abril e maio).
A tabela de valores venais, que serve de parâmetro para o cálculo do IPVA 2025 e envolve milhares de diferentes marcas, modelos e versões de veículos, deverá ser publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias.
A data de vencimento das parcelas dos veículos depende do número final da placa.
Confira o calendário de vencimentos do IPVA 2025 em São Paulo:
Placa final 1: dia 13 de cada mês;
Placa final 2: dia 14 de cada mês;
Placa final 3: dia 15 de cada mês;
Placa final 4: dia 16 de cada mês;
Placa final 5: dia 17 de cada mês;
Placa final 6: dia 20 de cada mês;
Placa final 7: dia 21 de cada mês;
Placa final 8: dia 22 de cada mês;
Placa final 9: dia 23 de cada mês;
Placa final 0: dia 24 de cada mês.
Continua após a publicidade
Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral antecipado em janeiro é concedido desconto de 3% – o calendário começa hoje, dia 13 e segue até o dia 24 de janeiro.
Como pagar o IPVA?
O contribuinte pode optar por pagar o IPVA com o pix, que é a forma em que o pagamento cai mais rápido, ou pelas tradicionais formas de pagamento pela rede bancária, pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pelos bancos. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Licenciamento:
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.
- IPVA
- São Paulo
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.